segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Noticias: Organização russa confiante de organizar o Grande Prémio

A Rússia foi banida de participar ou organizar eventos para os próximos quatro anos. A razão para isso foi o programa estatal de "doping" organizado e que foi descoberto em 2015, e do qual fez com que, desde então, a participação russa tenha sido condicionada em diversas realizações internacionais, como os campeonatos do mundo de atletismo, e os seus atletas compitam como "atletas independentes". Agora, o banimento, decretado pelo WADA (World Anti Doping Agency) é extensível a todas as federações reconhecidas pelo Comité Olímpico Internacional, incluindo a FIFA, que pode vetar a participação da seleção russa no Mundial do Qatar, em 2022.

Contudo, a FIA, a Federação Internacional do Automóvel, também faz parte do COI e do WADA, e isso faz pensar se o GP da Rússia de Formula 1 outras realizações automobilísticas, como o DTM, que vai correr em 2020 no novo autódromo de Igora, nos arredores de São Petersburgo. Contudo, os organizadores do GP russo, que se realiza em Sochi, não estão preocupados.

"O contrato para a ronda russa do Campeonato Mundial de Fórmula 1 foi assinado em 2010, muito antes das circunstâncias serem investigadas pela WADA. É válido até 2025, e a rodada russa está incluída no calendário desportivo internacional da FIA para 2020", começou por dizer a organização do GP russo num comunicado oficial, captado pelo moorsport.com.

"Se, após um apelo, a redação da WADA sobre o cancelamento de um grande evento, desde que seja legal e praticamente possível, permaneça a mesma e se refira ao GP da Rússia de Fórmula 1, não há possibilidade legal e técnica de retirar e reatribuir o GP da Rússia de Fórmula 1 para outro país. Estamos confiantes de que o Grande Prêmio da Rússia ocorrerá em 2020 e nos anos seguintes. Convidamos todos a Sochi e as vendas de bilhetes estão em pleno andamento", concluiu.

O GP russo, em Sochi, acontecerá a 27 de setembro de 2020.

Sem comentários: