terça-feira, 10 de março de 2020

Motores e o coronavirus - As novidades do dia 10

Enquanto a Formula 1 faz de tudo para que siga com normalidade, embora avisando que tomará todas as medidas caso a pandemia se espalhe, noutros lados, prevenir parece ser o melhor remédio. 

Esta tarde, a organização do Mundial de MotoGP decidiu adiar o GP das Américas, que deveria acontecer a 5 de abril, no Circuito das Américas, em Austin. Assim sendo, depois do cancelamento do MotoGP no Qatar, e do adiamento do GP da Tailândia para outubro, a corrida americana será a terceira prova a ser adiada. Em principio, o adiamento será para 15 de novembro, empurrando o GP de Valencia para a semana seguinte. 

Em principio, o próximo GP do calendário será o da Argentina, a 19 de abril.  

Na Formula E, com o cancelamento das rondas de Sanya e de Roma, a organização da Formula E pensa seriamente fazer uma ronda dupla em Valencia, no circuito Ricardo Tormo, no fim de semana de 4 e 5 de abril, para evitar ter um buraco enorme no calendário. Contudo, isso poderá ser contraproducente, porque neste momento, a Espanha tem 1622 casos, com 35 mortes a registar, e em sitios como o País Basco e a Comunidade de Madrid, as escolas e universidades estão fechadas.

E em Valencia, as autoridades locais estão de prevenção. As manifestações desportivas não tem espectadores, como os jogos de futebol do Valencia CF, e o governo já prometeu que durante a semana, irá anunciar novas medidas de contenção da doença. E algo parecido com o que a Itália anunciou, ou seja, a paralisação das atividades por duas semanas em todo o país, com altas restrições a circulação de pessoas e bens, pode ser uma possibilidade. 

E para piorar isso, o governo francês também pensa em medidas semelhantes, depois de terem sido anunciados 1616 casos em todo o país, com trinta mortes até agora. O ePrix de Paris é a 18 de abril, e provavelmente também poderá estar em perigo. Quanto ao ePrix de Seoul, previsto para o dia 3 de maio, apesar das autoridades locais terem dito que poderão ter passado pelo pior, a prova continua em dúvida.

Sem comentários: