sábado, 14 de março de 2020

WRC 2020 - Rali do México (Dia 1)

Sebastien Ogier lidera o Rali do México com 13,2 segundos de avanço sobre Teemu Suninen, num Ford. Realizadas onze das primeiras doze especiais - a oitava foi cancelada por causa do incêndio do Esapekka Lappi, como irão ler adiante - o piloto do Toyota tem um avanço tem no lugar mais baixo do pódio está Elfyn Evans, noutro Toyota, a 33,2 segundos.

Com o mundo inteiro a parar devido à epidemia do coronavirus, o Rali do México vai ser praticamente o último evento a acontecer antes do mundo entrar em pausa por tempo indeterminado. Depois das duas primeiras especiais no percurso desenhado no meio da cidade de Leon, ganhos por Thierry Neuville, a prova começou com a primeira passagem por El Chocolate, onde Tanak foi o melhor, 10,3 segundos na frente de Sebastien Ogier, no seu Toyota. Teemu Suninen era terceiro, a 10,5.

Na mesma especial, Dani Sordo teve problemas com o radiador e perdeu tempo para o reparar. E compensou, porque o espenhol da Hyundai venceu na primeira passagem por Ls Minas, 1,5 segundos adiante de Tanak. Neuville venceu a sexta especial, no final da manhã, num percurso montado no Parque Bicentenário, no centro da cidade, 0,8 segundos na frente de Evans e 2,1 segundos na frente de Ogier.

A tarde começava com Tanak a vencer na segunda passagem por El Chocolate e Esapekka Lappi a ver o seu carro a arder. Menos dramático foi Dani Sordo, que também parou de vez, mas por sobreaquecimento do motor. Na nona especial, a segunda passagem por Las Minas, Tanak atacou e ganhou com 3,2 segundos de vantagem sobre Kalle Rovanpera e 3,7 sobre Sebastien Ogier. Por essa altura, Thierry Neuville parava devido a problemas mecânicos, fazendo com que Tanak subisse para o terceiro posto.

As três últimas especiais do dia eram Super-Especiais em Leon. Na primeira, Sebastien Ogier levou a melhor, 0,1 segundos na frente de Elfyn Evans, enquanto na segunda, o francês voltou a vencer, desta vez 0,5 segundos na frente de Teemu Suninen. Na terceira, Kalle Rovanpera levou a melhor sobre Elfyn Evans, enquanto Ogier era apenas quinto, 1,3 segundos atrás.

Depois dos três primeiros, Ott Tanak é o quarto, 0,2 segundos atrás de Suninen, enquanto Kalle Rovanpera é quinto, a 35,7. Gus Greensmith é o sexto, a 1.16,8, na frente de Pontus Tidemand, o melhor dos WRC2, a 4.16,7. Nicolas Gryazin é o oitavo, a 5.07,8, na frente de Marco Bulcacia, noutro Skoda, a 5.54,3, e do chileno Emilio Fernandez, a 8.39,8.

O rali do México prossegue este sábado.

Sem comentários: