segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Vende-se: Relógio usado em "Le Mans"


Os relógios são um bem comum, mas quando são feitos com luxo e requinte, tornam-se objetos de desejo. Especialmente, quando aparecem num filme de culto. Cinquenta anos depois de ter aparecido no pulso de Steve McQueen, o Heuer Monaco que foi isto no filme "Le Mans" irá a leilão no próximo dia 12 de dezembro, e poderá valer... meio milhão de dólares.

O relógio foi desenhado pessoalmente por Jack Heuer, descendente do fundador da marca, e foi escolhido pessoalmente pelo ator, podemdo ser isto quer nas cenas do filme, quer na publicidade estática. Contudo, não foi o único Heuer Monaco que foi usado: outro exemplar foi vendido em 2012 num leilão em Los Angeles por 650 mil dólares.

O exemplar em questão foi pferecido por McQueen ao mecânico Haig Altouin no último dia de filmagens, no final de 1970. Anos depois, no documentário "Steve McQueen: The Man & Le Mans", o mecânico recordou o que ele disse quando ofereceu o relógio: "Obrigado por me manter vivo durante todos estes dias." Ele queria recusar o presente, mas o relógio já dinha a decdicatória escrita na parte de trás.

“É um dos pouquíssimos relógios já oferecidos que tem uma ligação direta com a lenda de Hollywood, o rei do cool, Steve McQueen”, disse Paul Boutros, chefe de relógios da Phillips, Américas, a realizadora do leilão. “Destes relógios Heuer Monaco usados nas filmagens de Le Mans, este é o último a chegar ao mercado. É um dos únicos dois que foram mantidos por Steve McQueen e oferecidos a pessoas próximas a ele."

Este, vindo diretamente da pessoa para quem McQueen o presenteou, é o melhor que pode acontecer no que diz respeito à proveniência.”, concluiu.

Sem comentários: