sábado, 10 de abril de 2021

Formula E: Vergne foi o melhor na primeira corrida de Roma


Jean-Eric Vergne foi o vencedor do primeiro ePrix de Roma. O piloto da DS Techeetah aproveitou bem o mau resultado da concorrência para conseguir a sua primeira vitória do campeonato. O francês termina a corrida na frente de Sam Bird, no seu Virgin, e Mitch Evans, no Jaguar. Quanto a António Félix da Costa, a má qualificação deu para subir até à zona dos pontos, mas um furo obrigou a desistir.  

Depois de uma qualificação onde Stoffel Vandoorne levou a melhor sobre a concorrência, o pelotão da Formula E estava nas ruas de Roma para uma ronda dupla, decidida há poucas semanas, num calendário sempre alterado por causa da pandemia ainda presente. Mas com gente como Oliver Rowland, Jean-Eric Vergne e Lucas di Grassi logo atrás, ele não teria tempo para respirar nesta prova.

Contudo, nesta tarde, o tempo baralhou um pouco as coisas, pois choveu entre a qualificação e a corrida, e a aderência à pista era tal que a prova começou com Safety Car. O Mini guiado por Bruno Correia esteve cinco minutos na pista, e quando saiu, Vandoorne tentou afastar-se de Lotterer e Rowland. Mas o belga foi logo desafiado por Lotterer, que o bloqueou quando o tentou ultrapassar. O choque foi inevitável, ambos se atrasaram e Rowland beneficiou com este incidente. Contudo, o piloto da Nissan sofreu uma penalização por um "drive through", dando a liderança a Di Grassi.


Nas voltas seguintes, o pelotão andava compacto nas ruas estreitas, e as ultrapassagens só aconteciam quando os pilotos iam para o Attack Mode. O brasileiro manteve a liderança até quando faltavam 19 minutos do final da prova, quando foi pela primeira vez ao Attack Mode. Isso fez perder a liderança para Jean-Eric Vergne, que era assediado por Robin Frijns, com o brasileiro em terceiro e a tentar recuperar os lugares perdidos. Em volta e meia, passou o holandês da Virgin e atacava o francês da DS.

A 16 minutos do fim, Vergne foi para o seu segundo Attack Mode, caindo para terceiro e dando a vantagem para Di Grassi, que já era assediado por Nyck De Vries, no outro Mercedes. Dois minutos depois, o brasileiro da Audi voltou ao Attack Mode, caindo para terceiro. Ele foi ao ataque, assediando e tocando em De Vries, com Vergne a aproveitar e ficar com a liderança. 

A dez minutos do fim, Di Grassi atacava Vergne para ficar com a liderança, Mas neste momento era uma luta a quatro, porque ainda havia Nyck de Vries e Sam Bird. O britanico da Jaguar passou De Vries a oito minutos do fim, para ser terceiro. A seis minutos do fim, Di Grassi era  passado por Vergne, ao mesmo tempo que Félix da Costa, que já estava nos pontos, sofreu um furo e acabou por desistir.


A quatro minutos do fim, na parte mais veloz da pista, Di Grassi começou a andar lentamente devido a problemas na transmissão, e se tornou num obstáculo para o resto do pelotão, ao ponto de Stoffel Vandoorne se despistar e bater espetacularmente, sofrendo ainda um toque de Nyck de Vries. Ambos os Mercedes desistiram, e o brasileiro acaba na escapatória. Nesta altura, o Safety Car entra na pista e praticamente era o final da corrida.   

No final, o pódio de Vergne, Bird e Evans fizeram diversas modificações na classificação. Bird é o líder, com 43 pontos, contra os 34 de Nyck de Vries e os 31 de Robin Frijns. Felix da Costa caiu para o nono posto, com os mesmos 15 pontos 

A Formula E regressa amanhã às ruas de Roma. 

Sem comentários: