quarta-feira, 30 de junho de 2021

Rumor do Dia: MotoGP de volta a Portimão?


O calendário da MotoGP está a ser alterado a cada semana que passa devido à pandemia. Depois do cancelamento do GP do Japão, em Motegi, e da Argentina, em Termes del Hondo, circulam avisos que pode não haver corridas em Philip Island, na Austrália, devido, nem tanto ao aumento de casos, mas às altas exigências sanitárias por parte das autoridades locais, a Dorna, entidade que anda a organizar o calendário, anda á procura de alternativas. Com o GP do Texas confirmado para o dia 3 de outubro, e o da Tailândia para o dia 17 do mesmo mês, tem de se preencher, e as alternativas estão a ser a Malásia, em Sepang... e uma nova visita a Portimão, a 7 de novembro, uma semana antes da prova de encerramento, em Valencia.

A Dorna quer 19 proas no calendário, e fará de tudo para as ter, mesmo reciclando circuitos que já foram usados, como aconteceu com o Qatar, que recebeu duas provas logo no inicio do ano. A chance da segunda prova portuguesa aparece devido aos atrasos no circuito indonésio de Mandalika, na ilha de Lombok, no centro do país, que não receberá a certificação de grau 1 em 2021. Makdalika estava no calendário como circuito de reserva, mas os observadores afirmavam que nunca antes de 2023 a MotoGP fará essa visita. 

Assim sendo, a Dorna luta com algumas alternativas em relação ao calendário, e uma delas parece ser exaustiva: 24 de Outubro para Buriram na Tailândia; 31 de Outubro para Sepang, na Malásia; 7 de Novembro para Portimão, com a final a ficar a 14 de Novembro em Valência. Só que são quatro provas em quatro semanas e eles teriam de vir do outro lado do mundo para as duas provas finais na Península Ibérica. Resta saber qual das alternativas é que acontecerá, porque é quase certo que o regresso a terras portuguesas é uma certeza.

Sem comentários: