Segundo a FIA, as novas especificações da Gen3 incluirão dois grupos propulsores, um dianteiros e um traseiros. O dianteiro adiciona 250 kW aos 350 kW atrás que dão energia ao eixo traseiro e aumenta a capacidade regenerativa para um total de 600 kilowatts (800 cavalos). Para além disso, a velocidade máxima será de 320 km/h, com uma relação peso/potência duas vezes mais eficiente que um motor de combustão interna equivalente a 470 cavalos. E será eficiente em termos de energia, pelo menos 90 por cento.
E aparentemente, o carro será mais leve que o atual Gen2. Para além disso, o Gen3 terá uma pegada de carbono zero, mantendo o estatuto do Campeonato como o primeiro desporto a ser certificado com esse estatuto desde o seu início, e todas as peças danificadas de fibra de carbono serão recicladas por um processo inovador da indústria aeronáutica e aeroespacial em novas fibras reutilizáveis para outras aplicações.
Jean Todt, o presidente da FIA, descreveu o Gen3 como “uma máquina criada na intersecção de alto desempenho, eficiência e sustentabilidade”.
“O trabalho realizado pelas equipas da FIA em conjunto com a Fórmula E desde o lançamento da disciplina, há oito temporadas, buscam incansavelmente impulsionar a inovação e fomentar o desenvolvimento da mobilidade sustentável. Não tenho dúvidas de que este novo monolugar elevará a Fórmula E ao próximo nível.”, concluiu.
CEO da Fórmula E, Jamie Reigle, acrescentou: “Ao projetar o carro Gen3, pretendemos demonstrar que alto desempenho, eficiência e sustentabilidade podem coexistir sem concessões. Juntamente com a FIA, construímos o carro de corrida de alto desempenho mais eficiente e sustentável do mundo."
“O Gen3 é o nosso carro de corrida mais rápido, leve, poderoso e eficiente. É uma criatura projetada para seu habitat: competir nas ruas da cidade em duelos roda com roda.”, concluiu.
É provável que o novo carro seja apresentado ao público no inicio do ano que vêm, porque ele se estreará na temporada de 2023. E a nova temporada está marcada para começar no último final de semana de janeiro em Ad Diyriah, na Arábia Saudita.
Sem comentários:
Enviar um comentário