quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Noticias: Mercedes retira recurso à FIA e Max Verstappen é declarado campeão


A Mercedes decidiu esta quinta-feira retirar o recurso que apresentou depois do GP de Abu Dhabi para contestar o resultado do Grande Prémio, onde perdeu o campeonato a favor da Red Bull e de Max Verstappen. Esta decisão surge depois de ontem à noite, a FIA ter emitido um comunicado referente à corrida, onde critica as decisões do seu diretor de corrida, Michael Masi.

Na carta dirigida à FIA, a marca de Brackley afirmou:

"A razão pela qual protestámos contra o resultado da corrida no domingo foi porque o regulamento do Safety Car foi aplicado de uma nova forma que afetou o resultado da corrida, depois do Lewis ter estado na liderança e na rota para ganhar o Campeonato do Mundo.

Interpusemos recurso no interesse da justiça desportiva, e desde então temos mantido um diálogo construtivo com a FIA e a Fórmula 1 para criar clareza para o futuro, para que todos os concorrentes conheçam as regras sob as quais estão a correr, e como serão aplicadas.

Assim, saudamos a decisão da FIA de colocar de pé uma comissão para analisar minuciosamente o que aconteceu em Abu Dhabi e para melhorar a robustez das regras, a governação e a tomada de decisões na Fórmula 1. Congratulamo-nos igualmente com o facto de terem convidado as equipas e os condutores a participar."

Na missiva, a equipa também deu os parabéns à Red Bull e a Max Verstappen pelo campeonato conquistado e elogia Lewis Hamilton pelo trabalho e esforço que deu ao longo da temporada para fazer com que o campeonato se decidisse na última corrida do ano.

"Gostaríamos de expressar o nosso sincero respeito pelos vossos feitos nesta temporada. Fizeram deste combate pelo título do Campeonato de Fórmula 1 verdadeiramente épico. Max, felicitamos-te a ti e a toda a tua equipa. Estamos ansiosos por levar a luta até ti na pista, na próxima temporada.

E por último, embora este Campeonato de Pilotos não tenha terminado da forma que esperávamos, não podíamos estar mais orgulhosos da nossa equipa.

Lewis, és o maior piloto de Fórmula 1 na história da Fórmula 1, e expulsaste o teu coração por cada volta desta incrível temporada. És um desportista impecável dentro e fora da pista e ‘entregaste’ um desempenho impecável. Como puro concorrente e como modelo para milhões de pessoas em todo o mundo, saudamos-te.

Valtteri, tens sido uma parte importante desta equipa, ajudando a conquistar cinco Campeonatos de Construtores em cinco épocas. Um obrigado também para ti."


Contudo, apesar desta carta cheia de fair-play, nem Toto Wolff, nem Lewis Hamilton estarão presentes na Gala da FIA que acontecerá esta noite em Paris, e o próprio Wolff coloca dúvidas sobre se o piloto britânico esteja disposto a correr em 2022. 

"É evidente que se pode perder entusiasmo. E começa-se a questionar se todo o trabalho que se tem vindo a fazer, o suor, as lágrimas e o sangue podem realmente ser demonstrados, ao trazer os melhores desempenhos nas pistas, depois de percebermos que nos podem ser tirados aleatoriamente.", começou por dizer Wolff à motorsport.com.

"Espero sinceramente que o Lewis continue a correr, porque ele é o maior piloto de todos os tempos. Ele, quando se olha do ponto de vista das últimas quatro corridas, dominou-as a todas no domingo, não havia sequer dúvida de quem ganhou a corrida. E isso devia ter sido suficiente para ganhar o campeonato mundial.", concluiu.

Sem comentários: