Tudo isso aconteceu após o GP do Canadá desse ano, num duelo que estava a ser a quatro, entre ele, "Regga", o outro Ferrari de Niki Lauda e o Tyrrell de Jody Scheckter. Estava a ser um ano muito competitivo, e que na corrida anterior, em Monza, Emerson conseguiu um decisivo segundo lugar, que apesar de ter mantido na terceira posição no campeonato, estava a meros quatro pontos da liderança. E em Mosport, palco da corrida canadiana, o brasileiro tinha conseguido fazer a pole-position, contra um dos seus maiores rivais, Niki Lauda.
Contudo, nessa corrida, disputado no frio canadiano - apesar de ser o final do verão - foi um duelo entre Ferrari e McLaren. Regazzoni seguia arás, esperando algum deslize da parte de ambos os pilotos para aproveitar, mas quem andou na frente da frente até à volta 67 foi Niki Lauda, que partira melhor que o McLaren do brasileiro, porque na classificação, aquela era a sua última chance de alcançr o título, porque desistira em Monza.
E foi nessa altura que, por causa de um incidente anterior, o austríaco passou por cima de destroços e se despistou, batendo fortemente nos guard-rails e acabando ali a corrida. Fittipaldi aproveitou bem a ocasião para não só herdar a liderança e se distanciar da concorrência. Contudo, Regazzoni ficou em segundo, superando o Lotus de Ronnie Peterson, e com isso empataram na classificação.
Provavelmente, de todas as vitórias do piloto brasileiro, esta deve estar no pódio, atrás de Monza 1972 e Watkins Glen 1970, porque foi a que lhe catapultou para o bicampeonato.
E o terceiro candidato, Jody Scheckter? Teve um problema com os travões na volta 43 e acabou por abandonar. Mas o facto de estar a quatro pontos de ambos o fazia ainda ter chances de título. E tudo se decidiu em Watkins Glen, a seu favor.
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