quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Rumor do dia: Este é o calendário para 2023?


O calendário para 2023 está a ser desenhado e apesar de não ser oficial, já apareceu em alguns lugares como se fosse oficioso. Serão 23 corridas, teremos o regresso de Las Vegas e do Qatar, não teremos a China - e duvido que a tenhamos enquanto não alterarem a sua política de "covid-zero" que andam a aplicar neste momento - e sobretudo, não terão corridas no fim de semana das 24 Horas de Le Mans, que em 2023 comemora o seu centenário.

Começa no Bahrein, a 5 de março, e terminará a 26 de novembro, em Abu Dhabi, uma semana depois de se estrearem na "capital do vício". O Qatar, que regressará depois de um ano de ausência por causa do Mundial de futebol, terá a sua corrida a 8 de outubro, depois de remodelarem fortemente o seu paddock para receber os carros de Formula 1.

E sem as negociações concluídas no sentido de receber a África do Sul - Marrocos é alternativa - Spa-Francochamps fica no calendário e receberá os carros de Formula 1 a 23 de julho, no lugar onde deveria estar França, que sai do calendário. A China tem lugar a 16 de abril, mas poucos acreditam que seja realizada. 

Quanto a rodadas - ou seja, corridas em semanas seguidas - haverá seis duplas e duas triplas. Baku-Miami (30 de abril-7 de maio), Imola-Monaco-Barcelona (21-28 de maio, 4 de junho), Red Bull Ring-Silverstone (2-9 de julho), Spa-Budapeste (23-30 de julho) Zandvoort-Monza (27 de agosto-3 de setembro), Singapura-Suzuka (17-24 de setembro), Austin-México-São Paulo (22-29 de outubro, 5 de novembro) e finalmente, Las Vegas-Abu Dhabi (18-26 de novembro)

Eis o calendário provisório:

5 de março - Shakir (Bahrein) 
19 de março - Jeddah (Arábia Saudita) 
2 de abril - Melbourne (Austrália) 
16 de abril - Xangai (China)* 
30 de abril - Baku (Azerbaijão) 
7 de maio - Miami (EUA) 
28 de maio - Mónaco 
 4 de junho - Barcelona (Espanha) 
18 de junho - Montreal (Canadá) 
2 de julho - Red Bull Ring (Áustria) 
9 de julho - Silverstone (Reino Unido) 
23 de julho - Spa-Francochamps (Bélgica) 
30 de julho - Budapeste (Hungria) 
27 de agosto - Zandvoort (Países Baixos) 
3 de setembro - Monza (Itália) 
17 de setembro - Singapura 
24 de setembro - Suzuka (Japão) 
8 de outubro - Doha (Qatar) 
22 de outubro - Austin (Estados Unidos) 
29 de outubro - Cidade do México (México) 
5 de novembro - Interlagos (Brasil) 
18 de novembro - Las Vegas (Estados Unidos) 
26 de novembro - Abu Dhabi

* em dúvida.

Sem comentários: