terça-feira, 30 de maio de 2023

A imagem do dia


A Alpine só entrará na classe HyperCar em 2024, mas hoje mostrou o que será o seu carro para a próxima temporada. Pelo menos... uma das suas imagens. A apresentação oficial será apenas a 9 de junho, poucos dias antes das 24 Horas de Le Mans, e em principio, será o substituto indireto do protótipo A480. 

O carro está a ser fabricado em parceria com a ORECA, o novo protótipo está a ser preparado, para quando for apresentado, ter uma frota de dois carros, operados pela Signatech. Depois de ser mostrado, será submetido a uma bateria de testes, provavelmente em Paul Ricard, para que tudo fique pronto na temporada de 2024, onde se estreará, ao lado de uma quantidade incrível de Hypercars: Ferrari, Toyota, Porsche, Caddilac, Peugeot, Isotta-Fraschini, Lamborghini... 

Se alguém ainda tinha dúvidas, agora é a certeza: a Endurance está a ver chegar uma era dourada na categoria. Contudo, com a chegada destas marcas e os possíveis projetos futuros - fala-se de Hyundai e Alfa Romeo e murmura-se a Mercedes - existe um problema: todos querem ganhar, e só há um lugar. Por experiência própria, sei que as marcas de fábrica constroem os seus projetos para uma determinada categoria para um objetivo, que existe desde a invenção do automóvel: ganhar no domingo, vender na segunda-feira. E se despejas dezenas ou centenas de milhões de dólares e não consegues nada, dali a cinco anos, as empresas reavaliam o projeto e decidem retirar o seu carro da corrida, nada mais simples. 

O que falar desta gente toda? Desejar-lhes boa sorte. E aos fãs, que aproveitem muito bem estes tempos. Porque poderão ser curtos. Apostaria que em 2030, nem metade destas marcas lá estarão. Espero estar enganado. 

Sem comentários: