quinta-feira, 29 de junho de 2023

Rumor do Dia: Aston Martin Hypercar a caminho?


Quando em 2019 foi mostrado o projeto da Walkyrie, desenhado por Adrian Newey, pensava-se que a Aston Martin pudesse apostar seriamente na Endurance, especialmente na nova classe Hypercar, eles que foram dos primeiros a dizer "presente". Contudo, com a chegada de Lawrence Stroll e a aposta na Formula 1, o projeto foi por água abaixo e a marca notou a chegada em força de dibersas marcas, relegando o Walkyrie para pouco mais de um Hypercar com poucos exemplares fabricados para venda direta.

Contudo, um projeto pribado está determinado em colocar não um, nas dois Walkyrie nas pistas, na classe principal, ao lado de Toyota, Alpine, Peugeot ou Glickenhaus. Segundo conta esta semana o site daulysportscar.com, há planos para arranjar um motor adequado para o chassis, no sentido de o estrear em 2025. A ideia é adaptar o motor de 12 cilindros, agora com mil cavalos, para os 670 requeridos para a classe Hypercar. O financiamento já está garantido, e o projeto tem credibilidade no meio.

A grande dúvida é saber até que ponto existirá algum envolvimento da marca no projeto. A FIA e a ACO, que toma conta do WEC, obrigam que as marcas tenham um envolvimento nos projetos. Se não de forma oficial, ao menos de forma oficiosa, para viabilizar esta entrada privada. A Aston Martin parou o desenvolvimento do Walkyrie, citando o redireccionamento dos esforços no projeto da Formula 1, mas recentemente, em 2022, o próprio Lawrence Stroll afirmou que se pensa do reativar do projeto da Endurance. Contudo, até agora, não se tem visto nada nesse sentido da parte da fábrica.  

Caso o projeto consiga ver a luz do dia, faria companhia a Toyota, Peugeot, Ferrari, Lamborghini, Porsche, Cadillac, Isotta-Fraschini, Glickenhaus, Alpine, Vanwall-Kolles, entre outros, que correm quer no Mundial de Endurance, o WEC, como no campeonato americano, o IMSA.  

Sem comentários: