sábado, 9 de março de 2024

Formula 1 2024 - Ronda 2, Arábia Saudita (Corrida)


Segunda corrida do ano... e isto parece a longa jornada de um tetracampeonato. Porque a falta de interesse de um campeonato com 24 corridas, começa a ter de encontrar outros motivos de interesse noutros assuntos. Como, por exemplo, toda aquela trapalhada da Red Bull, no qual até Helmut Marko foi envolvido, passando a ideia de que a equipa, que ganha tudo, parece estar à beira da implosão, a acreditar em todos os rumores que pululam por ali no paddock.

Mas houve mais um motivo para não pensarmos na corrida: o azar de Carlos Sainz Jr, que sofreu uma apendicite e deixou o lugar para Oliver Bearman, o jovem britânico de 18 anos que decidiu bater alguns recordes... só de estar no lugar certo à hora certa. Claro, a qualificação até mostrou que está bem concentrado na tarefa e conseguiu um resultado dignificado.

E claro, pela segunda vez neste ano, a corrida acontecerá num sábado à tarde. Afinal de contas, é um pais muçulmano e o Ramadão está à esquina. Com o pôr do sol, máquinas e pilotos estavam prontos para aquela que poderia ser uma corrida previsível. 


A partida foi isso mesmo: Max foi-se embora, tentou ganhar pelo menos um segundo de distância de "Checo" Pérez para ter a distância necessária para ficar a salvo de alguma surpresa quando o DRS ficasse ativado. Um pouco atrás, Lando Norris deslargou o pedal do travão e avançou uns centímetros, sem sair (muito) do lugar. George Russell reclamou, mas os comissários acharam que não aconteceu nada penalizador. O piloto da Ferrari lutou para conseguir o segundo posto, e conseguiu após algumas curvas. Oscar Piastri era quarto, depois de ter passado o Aston Martin de Fernando Alonso. 

Na volta 4, Checo recuperou o segundo posto a Leclerc, e de uma certa forma, as coisas foram resolvidas, pelo menos no pódio. 

Mas logo nas primeiras voltas... os primeiros sarilhos. Lance Stroll foi uma das vítimas dos muros de Jeddah e bateu com o seu Aston Martin, causando a entrada do Safety Car.

Com isso, as primeiras paragens nas boxes, e claro, algumas estratégias entraram em jogo. Os Red Bull entraram ao mesmo tempo, mas não aconteceram nenhuns impedimentos, mas quando o mexicano saiu, quase colidiu com o Aston Martin do espanhol. Reações rápidas! Mas reações rápidas também toweram os comissários, quando deram cinco segundos de penalização a "Checo" Pérez. 

A corrida recomeçou na décima volta, com dois pilotos a não irem às boxes: Lando Norris e Lewis Hamilton, ambos com duros. Eles esperavam com mais algum acidente no futuro para, quem sabe, meter-se nas boxes com alguma vantagem. Max passou Hamilton com facilidade, mas Norris ainda iria aguentar mais um bocado. Atrás, Albon a "KMag" (Kevin Magnussen) tocaram-se, acabando o dinamarquês com uma penalização de 10 segundos. Mais tarde, ganharia outros 10 por causa de uma ultrapassagem a Yuki Tsunoda, que resultou numa saída da pista.

Isso deu mais tarde numa estratégia que iria beneficiar outro piloto.

Duas voltas mais tarde, Max voltou ao comando, passando Norris, e claro, começou a afastar-se. O piloto da McLaren começou a perder posições, ao ponto de, na volta 21, Leclerc ficar com o terceiro lugar, pertencente ao britânico.


Atrás, com Magnussen a ter a sua corrida, foi atrás de alguns pilotos. Mas... como, com as penalizações? Simples: Nico Hulkenberg, que estava na sua frente, tentava ganhar distância para eles porque estava nos pontos. E se Magnussen aguentasse e perdesse tempo com eles, ele era o maior beneficiado. Espertos, não são? Quando o alemão foi às boxes e fazer a sua troca, na volta 33, ele saiu de lá feliz da vida porque tinha o seu ponto garantido.

Na parte final, os pilotos que não foram às boxes na primeira passagem do Safety Car pagaram o preço. Norris, primeiro, e Hamilton, depois, começaram a cair posições, acabando quase no final dos lugares pontuáveis. Na frente, Max era o vencedor, numa corrida que... enfim, era previsível.


Agora, 15 dias até à Austrália. Mas a não ser que haja algo anormal, poderá ser mais do mesmo. E claro, lá iremos pensar que isto será uma looonga temporada...           

Sem comentários: