segunda-feira, 6 de maio de 2024

WRC: Pilotos da Toyota ansiosos por correr em Portugal


Na semana do rali de Portugal, os pilotos a Toyota encaram a prova como sendo um dos mais importantes do calendário, tanto que todos os seus pilotos decidiram alinhar nela: Kalle Rovanpera, Elfyn Evans, Takamoto Katsuta e Sebastien Ogier.

Comecemos por Rovanpera. O atual campeão, que em 2024 decidiu fazer um part-time, estão agora no terceiro rali do ano, depois da Suécia (que lhes correu mal) e do Safari, onde acabaram por triunfar. Muitos consideram-no como o favorito para triunfar, depois de duas vitórias em 2022 e 2023. 

Estou muito ansioso por Portugal. É um rali de que gosto muito. Há muitos adeptos e um ótimo ambiente, e os troços têm características muito boas. Parecem adequar-se bastante bem a mim: tivemos um sucesso muito bom aqui nos últimos dois anos. Claro que o nosso objetivo será tentar vencer novamente este ano, mas nunca é fácil.", começou por afirmar.

"Todos os pilotos de topo conhecem muito bem os troços, pelo que o ritmo é normalmente bastante elevado e pode ser uma luta bastante renhida. Talvez a nossa posição na estrada nos possa ajudar, mas teremos de ver o que o tempo faz, porque a chuva pode mudar bastante as coisas.”, concluiu.


No caso da Takamoto Katsuta, o piloto japonês está mais livre para fazer o seu rali, logo, poderá fazer um resultado mais condizente ao carro que têm e o seu estilo de condução. Pontuar bem irá ser o seu grande objetivo.

Estou ansioso por estes próximos ralis em terra e estou confiante de que podem ser bons eventos para mim." começou por afirmar. "Portugal, em especial, é um rali de que gosto e conheço muito bem os troços, e o nosso carro deve funcionar bem aqui.", continuou.

"Há alguns troços famosos como Fafe, com saltos, e alguns troços que são muito duros, com muitas pedras, especialmente na sexta-feira. Mas se estiver a correr bem, vou tentar fazer o máximo que puder. Como não estou inscrito para marcar pontos para a equipa nesta prova, não tenho qualquer pressão nesse sentido e posso concentrar-me apenas em conduzir depressa e tentar dar o meu melhor.”, concluiu.


Já Sebastien Ogier afirma que sempre gostou do rali português, que lhe traz boas recordações. O grande objetivo do piloto francês, que também está a fazer a competição em part-time, usando o carro de Rovanpera - exceto neste rali - o seu grande objetivo será bater o recorde de Markku Alen, de cinco triunfos, embora confesse que não anda em superfícies de terra desde o rali da Acrópole de 2023, realizado no passado mês de setembro. 

Estou entusiasmado por regressar a Portugal depois de um ano de ausência. É um país de que tenho muito boas recordações, talvez um pouco mais de quando o rali era no sul do que no norte.", começou por afirmar. "Ainda assim, o ambiente é sempre ótimo e estou ansioso por isso.", continuou. 

"É um rali em que, normalmente, não devemos estar em desvantagem com a nossa posição na estrada, e talvez até nos possa beneficiar um pouco – mas ainda é muito cedo para ter a certeza. Será a primeira vez que vou competir em terra desde há algum tempo, mas fizemos um bom teste na semana passada e estou ansioso pelo rali.”, concluiu.


Por fim, Elfyn Evans. Lutando pelo comendo do campeonato, o vencedor da edição de 2021 está atualmente a apenas seis pontos da liderança do campeonato de pilotos, após um início de campanha consistente, com três pódios em quatro eventos. E claro, o rali de Portugal será uma prova do qual pretende sair com um bom resultado, especialmente contra os Hyundai. 

Estamos a entrar numa fase agitada da época, com os ralis a sucederem-se rapidamente, e as nossas atenções voltam-se para os pisos de terra nos próximos eventos.", começou por afirmar. 

"Portugal pode ser um rali bastante agradável, com algumas secções rápidas e fluidas, mas recentemente também se tornou um desafio em termos de aspereza das estradas, especialmente em algumas das etapas clássicas mais a sul, que percorremos na sexta-feira.", continuou. 

"Como sempre na terra, a posição na estrada pode ser um fator. Temos apenas de nos concentrar em fazer o melhor trabalho possível com as condições que temos e tentar tirar o máximo partido do fim de semana.”, concluiu.

Sem comentários: