Miami é caloroso, húmido e... desinteressante. Ainda por cima, com a Sprint Race, com a ideia dos organizadores de encher o fim de semana, por muito que publicitem que é tudo emocionante, e que o encham de celebridades, é um pouco o espelho dos nossos tempos: muito aborrecido, porque estamos numa altura de domínio de Max Verstappen. Mesmo que soubemos a noticia da saída de Adrian Newey, o homem que desenhou os carros da Red Bull desde 2006 e ajudou nos títulos de Sebastian Vettel, entre 2010 e 2013.
E no meio de tantos famosos, o mais interessante - e polémico - foi Donald Trump, o ex-presidente e candidato republicano à presidência nas eleições deste ano. Entre sessões de tribunal, tirou um domingo para ir de Mar-el-Lago para as boxes da McLaren, onde falou com Zak Brown os manda-chuvas da FOM e da FIA. A exigir a entrada da Andretti? A exigir o regresso das grid-girls? Que dêm a Super-Licença a Kimi Antonelli? A exigir que a Formula 1 seja uma prova "all-american"? Em suma, é a Florida no seu melhor.
Na partida, Max largou bem e foi-se embora, mas Leclerc largou mal e Sainz Jr. ficou com o lugar. Checo queimou a travagem e quase ia bater em... Verstappen! O monesgasco recuperou e ficou com o segundo posto, com o espanhol a perder o lugar para Oscar Piastri. Em quatro voltas, o neerlandês conseguiu quase dois segundos de vantagem para a concorrência. E se calhar, no quesito "liderança", parece ser um assunto resolvido. Porque atrás, Oscar Piastri ameaçava o segundo posto de Leclerc e conseguiu passá-lo. Atrás, Lewis Hamilton lutava pelo sétimo posto com o Haas de Nico Hulkenberg. Ele passou na sétima volta, mas pouco depois, falhou a travagem e perdeu o lugar para o alemão. Demorou algum tempo, mas o britânico voltou ao lugar.
Depois, começou-se a falar na hipótese de falsa partida da parte de "Checo", o que poderá ser interessante para a classificação. Mas nada tinha sido decidido na volta 11, quando Alex Albon foi às boxes, o primeiro a ir. Stroll e Sargent foram os pilotos a seguir, mudando de médios para duros. Hulkenberg e Gasly na volta 13, também para trocar de médios para duros.
Por esta altura, o grande interesse era a luta entre Lando Norris e Sérgio Pérez, tudo pelo quinto posto. As coisas resolveram-se na volta 18 quando o mexicano foi para as boxes, trocando para duros. Duas voltas depois, foi Leclerc, terceiro, a ir às boxes, para a troca de pneus para duros. O monegasco regressou entre os Mercedes, na sexta posição.
E de repente, objetos na pista foram vistos onde não deviam e o Safety Car Virtual foi chamado. Demorou o mínimo possível, e quando regressou, Max aproveitou e foi para as boxes, trocar para duros. Regressou em quarto e dispôs-se a apanhá-los, antes que eles fossem às boxes.
Mais algumas voltas e... um conhecido nosso apareceu nas bocas do mundo: Logan Sargent. A batida no Tec-Pro, nas primeira curvas da volta foi suficiente para que o Safety Car entrasse, com Norris na frente de Max, com Piastri nas boxes a trocar de pneus e regressar na quarta posição. Quando regressou a corrida, Norris aguentou Max e manteve a liderança, sem mudanças nos lugares seguintes. O neerlandês ficou um pouco para trás, pressionado pelos Ferrari. Piastri pressionou Sainz Jr. e ficou em quarto.
Contudo, o mais interessante é que com o passar das voltas, Norris começava a ser mais rápido - no limite, mas mais rápido - e o piloto da McLaren conseguia afastar-se de Max. Com 38 voltas completadas, o britânico já tinha dois segundos de avanço.
A luta é agora entre Oscar Piastri e Carlos Sainz Jr, um McLaren contra Ferrari, os velhos tempos da Formula 1. As coisas chegaram ao ponto de na volta 40, o espanhol passou o australiano ao ponto de a asa do McLaren ficou danificada, e as chances de pontuar iam pelo ralo abaixo.
À medida que as voltas se aproximavam do final, todos viam que não só Norris aguentava, como se afastava do piloto da Red Bull. Quatro segundos na volta 44, a 13 do final, e cinco segundos na 50, parecia que a McLaren estava a ter o seu dia na Florida. E nas boxes, claro, todos estão nervosos.
E agora, rumo à Europa para um resto de primavera e verão naquelas paragens.
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