sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

Endurance: Ford confirma LMDh para 2027


A Ford irá para o WEC e a IMSA a partir da temporada de 2027.  A notícia foi anunciada esta quinta-feira pelo Presidente Executivo da Ford Motor Company, Bill Ford, durante o evento anual de lançamento da temporada da Ford Performance, em Charlotte, Carolina do Norte. Com esta noticia, a marca americana regressa a uma competição onde estão concentrados quase uma dezena de marcas na classe Hypercar: Alpine, Aston Martin, BMW, Cadillac, Ferrari, Genesis (Hyundai), Peugeot, Porsche e Toyota.

Estamos a entrar numa nova era de performance e competição na Ford”, comentou Bill Ford. “Pode ver-se isso pelo que estamos a fazer dentro e fora de estrada. Quando corremos, corremos para vencer. E não há pista ou corrida que signifique mais para a nossa história do que Le Mans.", continuou.

Foi lá que enfrentámos a Ferrari e vencemos nos anos 60. Foi lá que regressámos 50 anos depois, surpreendemos o mundo e derrotámos novamente a Ferrari. Estou entusiasmado por estarmos de volta a Le Mans, a competir ao mais alto nível das corridas de resistência. Estamos prontos para desafiar o mundo mais uma vez e ‘correr como o diabo!’ [go like hell!]”, concluiu.

A última vez que estiveram na Endurance foi em 2016, com os GT40, ganhando na classe LMGTE nas 24 Horas de Le Mans, cinquenta anos depois de terem entrado pela primeira vez com os GT40, graças à iniciativa de Henry Ford II, avô de Bill Ford. Depois de este ter tentado comprar a Ferrari, em 1963, sem resultado, investiu diretamente na conquista da corrida a partir de 1964. Alcançou o seu objetivo em 1966, e conquistou nas quatro edições seguintes, até 1969. 

A chegada da Ford à competição foi saudada quer pela ACO, quer pela WEC propriamente dita.

É uma notícia fantástica dar as boas-vindas à Ford de volta ao mais alto nível das 24 Horas de Le Mans pela primeira vez em quase sessenta anos”, afirmou Pierre Fillon, presidente do Automobile Club de l'Ouest (ACO), organizadora das 24 Horas de Le Mans. “É uma marca que sempre teve uma forte ligação a esta corrida tão especial, e a história mostra que a Ford não entra para ficar em segundo lugar. O reavivar da sua famosa rivalidade com a Ferrari é, sem dúvida, uma perspetiva emocionante.”  

A Ford tem sido sinónimo de sucesso dentro e fora das pistas há décadas, e estamos muito satisfeitos por a empresa ter escolhido o Campeonato do Mundo FIA de Endurance para o seu mais recente desafio”, reconheceu Frédéric Lequien, CEO do campeonato. “Ter pelo menos dez grandes marcas automóveis comprometidas com a categoria de topo do campeonato em 2027 é um testemunho do incrível crescimento e dinamismo do FIA WEC.”, concluiu.

Sem comentários: