segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

WRC: Latvala e os pilotos da Toyota muito satisfeitos com o resultado


Num rali tão renhido como foi o Monte Carlo deste ano, a Toyota foi a que teve os melhores resultados, com a vitória de Sebastien Ogier e o segundo lugar de Elfyn Evans, especialmente na primeira prova de uma temporada onde se deixou de lado as unidades híbridas e também se correu pela primeira vez com os pneus Hankook.  

No rescaldo do rali, Jari-Matti Latvala manifestava a sua satisfação pelos bons resultados da equipa no campeonato.  

"Estou muito satisfeito. Não podíamos ter tido um melhor início de época do que este: conseguimos o máximo de 60 pontos como equipa, um dois-quatro na geral e a décima vitória de Sébastien Ogier no Rallye Monte-Carlo, o que é um feito verdadeiramente espantoso e único.", começou por afirmar o diretor desportivo da Toyota.

 "As condições foram muito difíceis até ao final e a escolha dos pneus foi stressante esta manhã, porque a estrada estava gelada depois da passagem das equipas de guia. Infelizmente, o Sami e o Taka caíram, e talvez eu devesse tê-los pressionado a optarem por uma escolha mais segura, mas este rali foi apenas uma experiência para eles. Com os nossos outros pilotos acabou por correr tudo bem, por isso, obrigado a eles. Ao mesmo tempo, foi um rali muito divertido e penso que temos uma época emocionante pela frente.

Do lado dos pilotos, se Sebastien Ogier ficou satisfeito por alcançar um grande feito, o da décima vitória em ralis, já Jari-Marri Latvala passou por dificuldades num rali do qual nunca se adaptou bem. O quarto lugar final foi um pequeno consolo em termos de resultado.

O Rallye Monte-Carlo é sempre difícil e foi-o especialmente este ano. Para mim, pessoalmente, foi um fim de semana bastante difícil. Não tivemos o resultado que queríamos ou o ritmo que queríamos, mas temos de estar contentes no final por termos conseguido alguns pontos. Hoje não foi um dia mau para nós: demos o nosso melhor, mantivemo-nos consistentes e isso compensou. Agora vamos ver o que conseguimos fazer na Suécia.”, disse o piloto finlandês, campeão em 2023.


No caso de Elfyn Evans, o segundo classificado, fizeram um bom rali, mas nunca arriscaram demasiado porque queriam acabar a prova, o que conseguiram. O segundo lugar e os pontos que conseguiu acumular fizeram com que fosse o piloto com mais pontos neste rali, apesar das condições que afirmou terem sido "extremas".  

Este foi um Rallye Monte-Carlo típico, um pouco mais extremo do que nos últimos anos e foi um fim de semana verdadeiramente desafiante. Estou muito contente por estar aqui no final com um bom número de pontos.", começou por afirmar. 

"O último dia começou com condições muito complicadas, fizemos uma alteração no último momento para usar quatro pneus com pregos e não tinha a certeza se era a decisão certa. No final, parece que não havia muita diferença entre as duas escolhas e tivemos uma Power Stage bastante emocionante até ao fim: tivemos um momento difícil a algumas curvas do fim, mas felizmente conseguimos safar-nos.”, concluiu.

Agora, o WRC continua em paragens suecas, a meio do mês de fevereiro. 

Sem comentários: