domingo, 26 de janeiro de 2025

WRC 2025 - Rali de Monte Carlo (Final)


Sebastien Ogier foi o vencedor do rali de Monte Carlo, conseguindo uma vantagem de 18,5 segundos sobre Elfyn Evans, 26 segundos sobe Adrien Formaux e 54,3 sobe Kalle Rovanpera. Para o piloto francês, este foi a sua décima vitória em Monte Carlo, um recorde na história do WRC, e de uma certa forma, é o seu objetivo pessoal, já que ele desde 2022 está em part-time no Mundial de ralis.

"Não sei por onde começar, que fim de semana. Acho que tenho a minha estrela da sorte comigo este fim de semana. Era o meu tio, que perdemos há um ano. Tenho a certeza de que me estava a trazer tudo e este é para ele. Alguns momentos este fim de semana... como já disse, a minha estrela da sorte está lá. Não sei o que significa, mas para mim o mundo. Não faço ideia se [este será] o meu último agora. Seria um bom lugar para parar.", disse o piloto francês.

Com três especiais neste domingo, passagens por Avançon/Notre-Dame-du-Laus, Digne-les-Bains/Chaudon-Norante e La Bollène-Vésubie/Peïra-Cava, o dia de hoje começa com Ogier a ganhar, quatro segundos sobre Evans e 13 sobre Kalle Rovanpera e 13,7 sobe Thierry Neuville. Formaux ganhou na especial seguinte, conseguindo 4.5 segundos sobre Rovanpera, 17.8 sobre Elfyn Evans e 21,1 sobre Neuville. Gregoire Munster bate e desiste, enquanto Formaux passou Tanak para ser terceiro.


Na Power Stage, Ogier levou a melhor, 0,3 segundos sobre Elfyn Evans e 3,8 sobre Adrien Formaux e 5,7 sobe Kalle Rovanpera.

Quem estava contente com o resultado foi Formaux, com o seu pódio na sua estreia pela Hyundai: "Tivemos a mesma escolha de pneus que Elfyn, veremos com ele, acho que será o pódio para nós. Muito positivo para o começo da temporada. Foi um rali muito bom para nós, é uma pena não termos feito isso no último dia, mas é Monte [Carlo], então nunca se sabe. Graças à equipa, estou muito feliz em começar meu primeiro rali com eles conquistando este pódio."

Depois dos quatro primeiros, Ott Tana foi o quinto, a 59 segundos, na frente de Thierry Neuwille, a uns longos 5.44,2. Mais longinquo ainda ficou Josh McErelan, a 10.15,1, e o melhor dos Ford, na frente de Yohan Rossell, a 10.26,8, e o melhor dos Rally2, e a fechar o top ten ficaram Nikolay Gryaxin, a 11.40,7, e o carro de Eric Camili, a 13.14,6, no seu Hyundai i20 Rally2.

O WRC prossegue dentro de três semanas, com o rali da Suécia. 

Sem comentários: