quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

Noticias: FIA impõe novo código de conduta aos pilotos


A FIA anunciou esta semana que impôs um novo código de conduta, cujas penalizações poderão, num extremo, levar à suspensão de pilotos ou a retirada de pontos da Super-Licença. O seu presidente, Mohammed ben Sulayem, decidiu publicar o Código Desportivo Internacional (CDI) da FIA para a temporada de 2025, com as suas diretivas a dar aos comissários o poder de aplicar multas significativas pela primeira infração de indiscrições como palavrões ou falar contra o órgão governante: 40 mil euros e suspensão de um mês em forma de pena suspensa.

Depois deste ponto, a severidade das punições aumenta substancialmente. Uma segunda violação resulta na aplicação de uma multa de 80 mil euros e na suspensão de um mês em forma de pena suspensa, enquanto uma terceira infração significaria uma multa de 120 mil euros, uma suspensão efetiva de um mês e a dedução de um determinado numero de pontos no campeonato. 

As mesmas sanções aplicar-se-ão a “quaisquer palavras, atos ou mensagens escritas que tenham causado danos morais ou prejuízos à FIA, aos seus órgãos, aos seus membros ou aos seus dirigentes e, de um modo mais geral, ao interesse do desporto motorizado e aos valores defendidos pela FIA” e a “qualquer incitamento público à violência ou ao ódio”.


Tudo isto acontece depois das polémicas que acontecerem com Max Verstappen, no fim de semana do GP de Singapura, que falou um palavrão e por causa disso, foi multado e obrigado a cumprir trabalho comunitário. Pouco depois, a GPDA, Grand Prix Drivers Association, liderada por George Russell, emitiu um comunicado a condenar a conduta de Ben Sulayem e o uso por parte deste da imprensa como forma de comunicar com eles. As coisas pareciam ter amainado, mas com a noticia do novo código de conduta, parece que  as tensões voltaram a subir entre os pilotos e o presidente da FIA.

Sem comentários: