quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

WRC 2025 - Rali de Monte Carlo (Dia 1)


Thierry Neuville foi o melhor no final do primeiro dia do Rali de Monte Carlo. Completadas as três primeiras especiais do dia, o piloto belga da Hyundai e atual campeão do mundo tem uma vantagem de dois segundos sobre o segundo classificado, o Toyota de Elfyn Evans. Sebastien Ogier é o terceiro, no seu Toyota, a 12,8 segundos.

O rali começou no final da tarde desta quinta-feira, e as especiais noturnas - passagens por Digne-les-Bains/Chaudon-Norante, Faucon-du-Caire/Bréziers e Avançon/Notre-Dame-du-Laus - o dia começou com Ogier a ser o melhor na primeira especial do dia, conseguindo 3,9 segundos sore Elyn Evans, 4,4 sobre Thierry Neuville e 10,8 sobre Adrien Formaux. Oliver Solberg furou e perdeu algum tempo. 

Ogier voltou a ganhar na especial seguinte, desta vez foi mais apertado: 0,9 sobre Neuville, 2,1 sobre Formaux e 6,4 sobre Tanak. O belga, campeão do mundo, começava a comentar sobre as condições, que estavam húmidas, mas com muita lama nas bermas. "Muito mais sujo do que o esperado [a estrada]. Muito mais. Provavelmente os espectadores andaram pela estrada muitas vezes e havia lama por lá. Em alguns lugares o gelo está a formar-se, tivemos boas informações sobre o tempo. A visibilidade era horrível. A atmosfera é agradável, mas em muitos locais o fogo [das fogueiras feitas pelos espectadores] está perto da estrada e não se vê nada.", comentou, na final da especial.

Na terceira especial, Evans ganhou, com uma vantagem de 5,4 segundos sobre Neuville e 16,1 sobre Kalle Rovanpera, num lugar onde as más condições do asfalto - muita lama no asfalto - causaram a sua interrupção, após a passagem do carro de Yohan Rossel. Ogier perdeu tempo, 23,5 segundos, depois de ter despistado e atingido um objeto, e caiu para terceiro. 

"Primeira parte - estou a "pintar" a estrada e na última parte estou a limpar a estrada. Super complicado manter-me na estrada. Feliz com o primeiro dia. No geral, o objetivo era terminar.", comentou Ogier.

Depois dos três primeiros, Tanak é quarto, a 27 segundos, Formaux é quinto, a 30, Rovanpera o sexto a 43,9, Gregoire Munster é o sétimo, a 48,8, Katsuta Takamoto é o oitavo, a 53,3, Sami Pajari é o nono, a 1.24,4, e a fechar o "top ten" está o russo - com licença búlgara - Nikolay Gryazin, o melhor dos Rally2, a 2.16,7, no seu Skoda Fabia Rally2.

O rali de Monte Carlo continua amanhã com a realização de mais seis especiais.

Sem comentários: