sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

WRC 2025 - Rali da Suécia (Dia 1)


O galês Elfyn Evans, da Toyota, lidera o rali da Suécia, completadas que estão as primeiras oito especiais. Ele tem uma vantagem mínima: meros 0,6 segundos sobre o seu companheiro de equipa, Takamoto Katsuta, enquanto na terceira posição está Ott Tanak, a 2,6, no seu Hyundai. O piloto estónio está não muito longe do quarto classificado, Adrien Formaux, a 7,9, noutro Hyundai.

Aliás, neste primeiro dia do rali da Suécia, os oito primeiros (o oitavo é o Ford de Josh McErlean) estão a pouco menos de um minuto entre eles.

O dia de hoje começou... ontem à noite, com a especial noturna de Umea Sprint. Ali, o melhor foi Elfyn Evans, 0,5 segundos na frente de Ott Tanak e Kalle Rovanpera, iguais na segunda posição. Adrien Formaux foi o quarto melhor, a 1,2.

O dia começou com passagens duplas por Bygdsiljum, Andersvattnet e Bäck, terminando o dia com uma segunda passagem por Umea Sprint. E esta sexta-feira começou com Evans a tentar alargar a sua vantagem, ganhando a primeira especial do dia, com uma vantagem de 1,1 segundos sobre Katsuta Takamoto, 2,2 sobre Ott Tanak e 6,4 sobre Adrien Formaux. Sami Pajari sofreu um furo e perdeu 41,6 segundos.

Formaux atacou na especial seguinte, ganhando 1,8 segundos sobre Evans e três segundos exatos sobre Ott Tanak e Takamoto Katsuta, que empataram na terceira posição. Thierry Neuville era quinto, a 4,7. Formaux repetiu a dose no final da manhã, na primeira passagem por Back, conseguindo 3,9 segundos sobre Evans, 4,6 sobre Takamoto e cinco segundos sobre Rovanpera.

No final da manhã, os pilotos falaram sobre as condições:

"Estou muito satisfeito com a forma como gerimos os pneus esta manhã. Tive uma condução muito limpa nas duas últimas etapas. As condições desta manhã são muito boas para conduzir.", afirmou Formaux.

"Está tudo bem, bastante difícil ler a aderência. Ainda é um pouco cedo para julgar os pneus, mas a tarde será um verdadeiro teste.", respondeu Evans. 

"Vamos ver o que podemos fazer à tarde, haverá condições diferentes [dos da manhã]. Não sei quão difícil é a situação com a subviragem.", declarou Tanak.


A tarde começou com Takamoto ao ataque, e não só ganhou, como marcou presença ao ponto desair dali na liderança do rali. O japonês da Toyota ganhou a especial com 2,3 segundos sobre Neuville e 8,2 sobre o letão Martins Sesks. Rovanpera teve dificuldades na estrada, enquanto Formaux perdeu tempo quando o carro não colaborou mecanicamente. "As condições são muito diferentes. Tivemos de fazer marcha-atrás num cruzamento, o que é uma pena.", disse o finlandês no final da especial.

"O carro foi-se abaixo na travagem e não consegui reiniciá-lo. Perdemos algum tempo, isto pode acontecer.", afirmou Formaux, no final dessa mesma especial.

Tanak ganhou na sexta especial, conseguindo 0,3 segundos sobre Evans, 5,4 sobre Sesks, 5,5 sobe Formaux e 5,7 sobre o Ford de Josh McErelan, em mais uma especial onde os pilotos tiveram de andar mais cautelosamente por causa da neve. E em Back, com a gestão dos pneus a ser crucial, porque os pneus com pregos desgastam-se com muito maior velocidade nesta segunda passagem, o melhor foi 

Depois dos quatro primeiros, Thierry Neuville é o quinto, a 9.1 segundos, noutro Hyundai, na frente de Kalle Rovanpera, a 25,5, no seu Toyota. Sétimo é Martins Sesks, no melhor dos Ford, a 43,6. Josh McErlean, noutro Ford, é oitavo, a 1.02,6. E a fechar o "top ten" está o Toyota de Sami Pajari, a 1.10,6, e o Ford de Gregoire Munster, a 1.22,5.

Amanhã continua o rali da Suécia, com mais sete especiais.  

Sem comentários: