terça-feira, 18 de novembro de 2025

A imagem do dia


Andei a ver esta foto por mais do que uma vez esta semana, e como lembro bem dessa publicidade a passar na televisão - era da Renault, no inverno de 1991-92 - achei por bem relembrá-la. E por incrível que pareça, não era para comemorar um campeonato, mas sim, para celebrar o facto de terem tido uma boa temporada - em 1991, a tentativa de Nigel Mansell de alcançar o título foi batida pelo McLaren-Honda de Ayrton Senna.

A estória é a seguinte: Algumas semanas depois de acabar o campeonato, nas ruas (alagadas) de Adelaide, na Austrália, a Williams foi de armas e bagagens para o Autódromo do Estoril para fazer uma publicidade para a sua fornecedora de motores, a Renault. Afinal de contas, nessa temporada, tinham ganho sete corridas (seis para Mansell, uma para Patrese). 

E claro, nenhum dos dois estaria presente nessa publicidade, a guiar os carros. Na realidade, Nigel Mansell não era Nigel Mansell: era Tiff Needell, então jornalista e apresentador do Top Gear (pré-Clarkson) que tinha o capacete do "brutânico", que lutava no seu FW14 e passava um carro preto. Que era um Williams FW13B, de 1990, guiado por outro piloto britânico, John Robinson

A publicidade deve andar por aí no Youtube, e na altura, achei fixe. E de uma certa forma, era uma espécie de "a shape of the things to come", porque como sabem, em 1992, a Williams refinou o seu FW14 e ganhou ambos os títulos com Nigel Mansell ao volante.   

Curiosamente, neste fim de semana do GP de Las Vegas, a Williams correrá com um carro preto, para realçar um dos seus patrocinadores.

Sem comentários: