quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Escritores da Liberdade? Gostei!

Quando se passa algo de um para outro blogger, como se fosse a tocha olimpica, e este te nomeia para algo importante, ficas com uma sensação de orgulho. Por um lado, é porque aquilo que tu escreves, por mais insignificante que seja, tem um impacto sobre outros que não imaginas sequer. Tens uma ideia, mas não toda a ideia.


Por vezes escrevo sobre algo fora do contexto deste blog: automobilismo. Mas tenho alguns critérios. A objectividade é um deles. Coloco aqui factos que merecem ser contados, e assinalo devidamente esses factos. Daí ter uma coluna chamada "Extra-Campeonato".

As minhas ideologias politicas não merecem ser cá chamadas. Sou liberal do estilo "Terceira Via", um pouco como o Blair. Se fosse americano, votaria democrata. Se fosse inglês, votava "Labour", se fosse alemão, era SPD. Mas aqui na minha terra, voto social-democrata, que em principio, seria um partido de direita, mas para mim foi sempre um partido de centro do que outra coisa. E hoje em dia, não gramo os actuais líderes, por achá-los populistas. E terem feito o "trabalhinho" todo ao actual primeiro-ministro, José Sócrates...

Tirei umas "férias" do automobilsimo porque fui nomeado pelo Ron Groo, do Blig Groo, "Escritor da Liberdade". É uma optima nomeação, do qual estou orgulhoso. Por uma coisa: como sou anti-totalitarismo (não interessa o lado, sou verdadeiramente democrata), concordo plenamente com aquela frase do Winston Churchill: "A Democracia é o pior de todos os sistemas, excluindo todos os outros" Por outro lado, os meus heróis politicos estão ao nível de um Nelson Mandela (um homem com ideias fortes, mas digno e sem rancores para com aqueles que o maltrataram) ou de um Martin Luther King ("Let Freedom Ring!").

Mas passadas todas estas divagações minhas, passemos aos factos: os seis "bloggers" para quem passarei a tocha são estas:

- Gustavo Coelho e o seu BlogF1GrandPrix. As contagens que ele faz sobre os dez mais de alguma coisa, são sempre deliciosas de se ler.

- Rodrigo Mattar e o seu Saco Vazio de Gatos. Quando leio os seus posts sobre a musica brasileira são um autêntico bálsamo, que nem este aprendiz de feiticeiro é capaz de igualar. Mas vou tentando...

- Mario Bauer e o seu GP Insider. Não é todos os dias que leio um blog vindo de alguém que esteve dentro do mundo da Formula 1. Algumas das coisas que ele diz tempos antes confirmam-se mais tarde. Imperdível, esse blog!

- João Carlos Viana e o seu JCSpeedway. Também se dedica às biografias, mas às vezes escreve melhor do que eu. Inspiramo-nos um no outro.

- Felipe Maciel, do Blog F - 1. Outro optimo blog.
E como o Groo não nomeou, nomeio eu: Renato Bellote, com o seu Na Garagem. Graças a ele, o meu sonho em possuir e remodelar um automóvel antigo está mais vivo do que nunca...

Como podem imaginar, a politica nestes blogs todos é residual, senão inexistente. Mas a liberdade significa liberdade de escolha e também de opinar, estas escolhas reflectem isso mesmo. E peço desculpa aos outros, é que só tinha espaço para estes... espero que os outros façam esse favor de vos nomear.

Um abraço a todos!

P.S: A cada dia que passa, fico com mais vontade de escrever um livro...

1 comentário:

Blog F1 Grand Prix disse...

Speeder, nem sabe como fiquei feliz com a sua indicação! Muito, muito obrigado mesmo! Vou tentar arrumar um tempo para falar sobre o assunto nos próximos dias.

Também achei belíssimo o vídeo do Stefan Bellof que você me enviou. Infelizmente, eu só vi o seu comentário depois de já ter escolhido o meu vídeo de hoje. Mas a sua dica está guardada, pode ter certeza!

Grande abraço!

Gustavo Coelho