Hoje homenageio dois génios, que tiveram a coincidência de nascerem no mesmo dia: Ferdinand Porsche e Rudolf Caracciola.
Um era austriaco, o outro alemão, mas de origem italiana. O primeiro foi provavelmente um dos homens mais marcantes do automobilismo. Afinal de contas, estamos a falar do "pai" do Carocha, nascido de uma encomenda de Adolf Hitler (curiosamente, faz hoje 75 anos que chegou ao poder) para produzir um "carro do povo" (Volkswagen, em alemão). Para além disso, produziu tanques na II Guerra Mundial (e que lhe valeu dois anos de encareceramento numa prisão aliada, no final da guerra) e ainda viu a génese da empresa que levaria o seu nome, graças à acção do seu filho Ferdinand "Ferry" Porsche (1909-98)
O que nem toda a gente sabe é que ele colaborou no projecto da Auto Union, no inicio dos anos 30, sendo ele que criou o conceito do motor traseiro nos automóveis. Essa equipa era aquela com o qual Rudi Caracciola sempre competiu contra. Fiel à Mercedes em toda a sua carreira, Caracciola foi o primeiro vencedor de Nurburgring. As suas vitórias à chuva valeram-lhe a alcunha de "Regenmeister" (o mestre da chuva), o primeiro dos pilotos que foram coroados com esse título.
3 comentários:
Ferdinand Porsche e Caraciolla, realmente dois grandes génios do automobilismo...
Tenho a dizer Speeder, acho que Henry Ford é muito mais importante que toda a escola de pintores e artistas do século xx.
Afinal se não houvesse "Guernica" eu não tava nem ai. Mas se não existisse a linha de montagem de carros que Ford idealizou... A gente tava f...
Não sei se porque assistia - qdo. pequeno(em idade) - aos antigos vídeos de corridas, mas cá para mim, considero o Caracciola como o maior piloto de todos os tempos. Mon ami, estou bastante ocupado mas quero lhe enviar aquele texto que mencionastes sobre qual artigo que mais gostamos em teu blog. Sou da cidade de Uberlândia-MG, Brasil. É bem legal este intercâmbio que a internet proporciona a todos nós de conhecermos novas amizades. Um abraço.
Atão força! Até dia 29 tens tempo. E não esqueças da foto, hein?
Enviar um comentário