Nos anos 70 do século XX, era frequente pilotos e escuderias quererem testar as máquinas da concorrência, para ter ideia daquilo que lidavam nas pistas, e sentir outros carros, para depois comparar com o seu. Num mundo dominado pelos Cosworth, ter uma máquina que era potenciado por outros motores era uma novidade, logo haveria sempre alguém que quisesse experimentar a máquina.
Ora, em Junho de 1977, num teste de pneus no circuito holandês de Zandvoort, Niki Lauda decidiu testar o Ligier do seu amigo Jacques Laffite. Na altura, os jornalistas chamavam ao JS7 de "Ferrari azul", pelas suas semelhanças com o modelo 312T, e ainda por cima, tinha um propulsor Matra V12. O carro era bom, mas ainda não tinha ganho corridas (iria acontecer poucas semanas depois, no circuito sueco de Anderstorp).
Depois de Lauda ter testado no primeiro dia, Carlos Reutmann pegou no carro no segundo dia, e Lauda aproveitou para dar umas voltas, sem forçar, no Ligier. No mesmo dia, decidiu sentar-se no cockpit do Copersucar de Emerson Fittipaldi (que também estava em Zandvoort para os testes), mas não andou. Por essa altura se falava muito que Lauda iria embora da Ferrari, algo que aconteceu alguns meses depois, quando obteve o seu segundo título mundial, indo para a Brabham.
Como sempre, estas historietas e muito mais, podem ver no blog do "soviético" Rianov Albinov, o F1 Nostalgia.
E para finalizar, uma nota pessoal: este é o post numero 2500. Tantos, em um ano e nove meses, é obra!
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