quinta-feira, 9 de abril de 2009

"É tempo de eles se irem embora"

Quem fala assim não é gago. Norman Legaut, o antigo promotor do GP do Canadá, que este ano se vui excluido do campeonato, por força das exigências de Bernie Ecclestone, afirma que o tempo de ambos à frente dos destinos da Formula 1, já terminou e que devem ser "aliviados" das suas tarefas.

Numa entrevista publicada esta quinta-feira ao jornal canadiano La Presse, Legaut afirma que o tempo da Formula 1 centralizar o seu poder numa só pessoa já chegou ao fim e que a organização deveria ser feita pelas equipas, seguindo o modelo das Ligas Americanas, como a NHL (Hóquei no Gelo), NFL (Futebol Americano) ou NBA (Basquetebol). " Eu perguntei aos construtores 'porque é que não se organizam como se fosse uma liga desportiva americana?' Quando os Montreal Canadiens jogam contra os Boston Bruins, eles não pedem autorização á International Hockey Federation para arbitrar o jogo", afirmou.

Legaut afirma que a influência da FIA custa demasiado nos orçamentos das equipas. "Voltando ao modelo da NHL, o custo para organizar a Liga ronda os 50 milhões de dólares/ano, e as receitas anuais são de 1.8 biliões de dólares, o que prefaz 3 por cento do total. Na Formula 1, a pessoa que gere o negócio custa cerca 50 por cento das receitas.", declarou, defendendo que as equipas deveriam sair da FIA e criar uma liga própria: "No mundo das Ligas profissionais americanas, há cada uma delas tem um Conselho de Governadores, um Comissário e vice-presidentes que tomam conta dos aspectos do negócio - e são os próprios managers das equipas. As equipas podiam perfeitamente sair amanhã, e criar uma 'Grand Prix World Championship', por exemplo. Se lá tiver Ferrari, BMW, Williams, se tiver Lewis Hamilton, acho que o essencial está conseguido", concluiu.

7 comentários:

Mai disse...

Totalmente de acuerdo, estos dos hace tiempo que sobran.
saludos!!!!!!!!

Anónimo disse...

Olha, não sou a favor de uma liga gerenciada pelas equipes e pilotos, mas sim a favor da troca de comando na FIA/FOM. Bernie Ecclestone e Max Mosley ocupam cargos de evidência desde os primórdios. Da mesma forma como a gestão Balestre chegou ao seu limite e terminou, a gestão Ecclestone também deve terminar o quanto antes.

Só espero que a situação não piore, com um Briatore a gerir a FOM. O italiano acha uma boa idéia a Fórmula-1 no mesmo formato da GP2...


http://brf1.blogspot.com

Ron Groo disse...

Não meu caro Speeder, a hora já passou. Agora estamos mais que atrasados pra tirar estas mumias de onde estão. Sob o risco de ainda assim ficar sequelas.

Brun@ disse...

Hora mais que passada. Já estão se tornando equivalentes à Dercy Gonçalves da F1, e nessa má comparação a gente vê o nível de onde a situação chegou.

Bruno disse...

Concordo com o Groo, passou da hora mesmo de saírem. Acho que a resposta não é a criação de uma liga de equipes, o melhor seria a participação mais ativa de todos os grupos numa comissão. Assim GPDA, a FOTA ganhariam voz ativa e tudo decidido dentro do bom senso.
Bonito de falar, parece fácil no papel, mas envolveu dinheiro na questão, tudo se complica. Infelizmente.
Abraço.

Speeder76 disse...

Pois pessoal... esse é o problema. Se ficarem tanto tempo como a Dercy, estamos tramados! o Bernie tem 78 anos e o Max 69. Receio as sequelas, como diz o Groo.

E aproveitando o que diz o Hugo Becker, todos são bem vindos, desde que não seja o Flavio Briatore...

Wellins disse...

Vaso ruim não quebra