Um mês depois da dobradinha da Ferrari em Kyalami, a grande expectativa que existia, quando máquinas e pilotos chegaram a Long Beach, para a quarta prova do ano, o GP dos Estados Unidos Oeste, era saber se a Ferrari continuaria com o seu domínio, ou a Ligier iria reagir e retomar às vitórias como tinha acontecido nas duas primeiras corridas do ano, em paragens sul-americanas.
Não havia novidades nem na lista de inscritos, nem máquinas novas na grelha. Sendo assim, a qualificação mostrou uma batalha entre Ferrari, Ligier e Lótus. No final dessa qualificação, o melhor foi Gilles Villeneuve, que conseguiu colocar o seu Ferrari á frente de Carlos Reutmann, no seu Lótus, e do seu companheiro Jody Scheckter, no outro Ferrari. Patrick Depailler e Jacques Laffite, nos seus dois Ligier, foram quarto e quinto classificados, respectivamente, e Mário Andretti, correndo em casa, era o sexto na grelha. A fechar o “Top Ten” estavam o Tyrrell de Jean Pierre Jarier, o Wolf de James Hunt, o Arrows de Riccardo Patrese e o Williams de Alan Jones.
Um pouco atrás, os Brabham e a McLaren estavam em maus lençóis. Niki Lauda era 11º da grelha, à frente de Nelson Piquet, o 12º, e na equipa comandada por Teddy Mayer, John Watson e Patrick Tambay eram 18 e 19º na grelha, respectivamente. Entre eles, na 16ª posição, estava Emerson Fittipaldi, no recuperado Fittipaldi F5A.
Mas a fava tinha saído à Renault. No Sábado de manhã, Jean-Pierre Jabouille teve um acidente forte, quando o eixo do volante se quebrou, fazendo-o despistar e bater no muro. O francês ficou magoado no braço e não conseguiu a qualificação. O seu companheiro, René Arnoux, sofreu o mesmo tipo de acidente na manhã seguinte, e a equipa decidiu retirar-se da corrida, permitindo ao Ensign de Derek Daly, que não tinha conseguido um tempo suficientemente rápido para alinhar por mérito próprio.
No dia da corrida, mais de cem mil pessoas estavam alinhadas ao longo do circuito para assistir á corrida. Na volta de aquecimento, Reutmann teve problemas para arrancar, pois o motor tinha morrido, e os mecânicos ajudaram-no a colocar de novo em funcionamento mas segundo as regras, ele tinha que arrancar do fundo das boxes, algo que deixou Colin Chapman muito furioso…
Mas mais confusão iria acontecer a seguir. O “poleman” Gilles Villeneuve, que ia para o seu lugar na partida, agora na Shoreline Drive, falhou o seu lugar, o que deixou toda a gente confusa, pensando que a corrida tinha verdadeiramente começado! Alguns carros param, outros continuam a andar, sem saber o que fazer, e Jacques Laffite acaba por despistar-se, devido a um excesso no acelerador. Assim, todos voltam às boxes, esperando por nova partida.
Vinte minutos depois, nova volta de aquecimento, e Jacques Laffite volta à corrida no carro de reserva. Na partida, com uma vaga ao lado de Villeneuve, o canadiano vai para a frente, com Scheckter, Depailler e Andretti nas posições seguintes. No gancho, Patrick Tambay trava tarde demais, sobe para cima de Jan Lammers, no seu Shadow, e arranca a asa traseira de Niki Lauda. O austríaco e o francês ficaram logo pelo caminho, e o holandês não foi muito mais longe…
No final da primeira volta, Depailler era segundo, tentando suster os ataques de Scheckter, mas na sexta volta, quando o francês da Ligier falhou uma mudança, o sul-africano aproveitou para passar, e partir ao alcance do seu companheiro. Contudo, ele tem de travar para evitar bater na traseira do francês, e Jean-Pierre Jarier aproveita para passar à frente deles, ficando no segundo posto.
Entretanto, Villeneuve estava num dia dominador, controlando a corrida como queria e bem apetecia, sem os excessos do ano anterior, que lhe tinham custado a vitória, quando ultrapassava um atrasado Clay Regazzoni, no seu Shadow. Aproveitando as lutas lá atrás, nomeadamente a partir da volta 25, quando Jarier tinha problemas num dos rolamentos de roda,este aumentava a diferença para perto de 30 segundos. Com o tempo, Scheckter, Depailler, Jones, e Andretti livraram-se de Jarier, mas quando isso aconteceu, Villeneuve estava terrivelmente longe e a vitória estava nas mãos do canadiano, caso este não fosse afectado por nenhum problema…
E assim foi. Gilles Villeneuve alcançava a sua terceira vitória nas últimas cinco corridas do campeonato, tornando-o no piloto do momento, e mostrando que o Ferrari era uma máquina a bater no campeonato. Scheckter foi o segundo, repetindo o resultado da Africa do Sul, enquanto que o terceiro no pódio era o Williams de Alan Jones. Nos restantes lugares pontuáveis ficaram o Lótus de Mário Andretti, o Ligier de Patrick Depailler e o Tyrrell de Jean-Pierre Jarier.
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/1979_United_States_Grand_Prix_West
http://www.grandprix.com/gpe/rr317.html
Não havia novidades nem na lista de inscritos, nem máquinas novas na grelha. Sendo assim, a qualificação mostrou uma batalha entre Ferrari, Ligier e Lótus. No final dessa qualificação, o melhor foi Gilles Villeneuve, que conseguiu colocar o seu Ferrari á frente de Carlos Reutmann, no seu Lótus, e do seu companheiro Jody Scheckter, no outro Ferrari. Patrick Depailler e Jacques Laffite, nos seus dois Ligier, foram quarto e quinto classificados, respectivamente, e Mário Andretti, correndo em casa, era o sexto na grelha. A fechar o “Top Ten” estavam o Tyrrell de Jean Pierre Jarier, o Wolf de James Hunt, o Arrows de Riccardo Patrese e o Williams de Alan Jones.
Um pouco atrás, os Brabham e a McLaren estavam em maus lençóis. Niki Lauda era 11º da grelha, à frente de Nelson Piquet, o 12º, e na equipa comandada por Teddy Mayer, John Watson e Patrick Tambay eram 18 e 19º na grelha, respectivamente. Entre eles, na 16ª posição, estava Emerson Fittipaldi, no recuperado Fittipaldi F5A.
Mas a fava tinha saído à Renault. No Sábado de manhã, Jean-Pierre Jabouille teve um acidente forte, quando o eixo do volante se quebrou, fazendo-o despistar e bater no muro. O francês ficou magoado no braço e não conseguiu a qualificação. O seu companheiro, René Arnoux, sofreu o mesmo tipo de acidente na manhã seguinte, e a equipa decidiu retirar-se da corrida, permitindo ao Ensign de Derek Daly, que não tinha conseguido um tempo suficientemente rápido para alinhar por mérito próprio.
No dia da corrida, mais de cem mil pessoas estavam alinhadas ao longo do circuito para assistir á corrida. Na volta de aquecimento, Reutmann teve problemas para arrancar, pois o motor tinha morrido, e os mecânicos ajudaram-no a colocar de novo em funcionamento mas segundo as regras, ele tinha que arrancar do fundo das boxes, algo que deixou Colin Chapman muito furioso…
Mas mais confusão iria acontecer a seguir. O “poleman” Gilles Villeneuve, que ia para o seu lugar na partida, agora na Shoreline Drive, falhou o seu lugar, o que deixou toda a gente confusa, pensando que a corrida tinha verdadeiramente começado! Alguns carros param, outros continuam a andar, sem saber o que fazer, e Jacques Laffite acaba por despistar-se, devido a um excesso no acelerador. Assim, todos voltam às boxes, esperando por nova partida.
Vinte minutos depois, nova volta de aquecimento, e Jacques Laffite volta à corrida no carro de reserva. Na partida, com uma vaga ao lado de Villeneuve, o canadiano vai para a frente, com Scheckter, Depailler e Andretti nas posições seguintes. No gancho, Patrick Tambay trava tarde demais, sobe para cima de Jan Lammers, no seu Shadow, e arranca a asa traseira de Niki Lauda. O austríaco e o francês ficaram logo pelo caminho, e o holandês não foi muito mais longe…
No final da primeira volta, Depailler era segundo, tentando suster os ataques de Scheckter, mas na sexta volta, quando o francês da Ligier falhou uma mudança, o sul-africano aproveitou para passar, e partir ao alcance do seu companheiro. Contudo, ele tem de travar para evitar bater na traseira do francês, e Jean-Pierre Jarier aproveita para passar à frente deles, ficando no segundo posto.
Entretanto, Villeneuve estava num dia dominador, controlando a corrida como queria e bem apetecia, sem os excessos do ano anterior, que lhe tinham custado a vitória, quando ultrapassava um atrasado Clay Regazzoni, no seu Shadow. Aproveitando as lutas lá atrás, nomeadamente a partir da volta 25, quando Jarier tinha problemas num dos rolamentos de roda,este aumentava a diferença para perto de 30 segundos. Com o tempo, Scheckter, Depailler, Jones, e Andretti livraram-se de Jarier, mas quando isso aconteceu, Villeneuve estava terrivelmente longe e a vitória estava nas mãos do canadiano, caso este não fosse afectado por nenhum problema…
E assim foi. Gilles Villeneuve alcançava a sua terceira vitória nas últimas cinco corridas do campeonato, tornando-o no piloto do momento, e mostrando que o Ferrari era uma máquina a bater no campeonato. Scheckter foi o segundo, repetindo o resultado da Africa do Sul, enquanto que o terceiro no pódio era o Williams de Alan Jones. Nos restantes lugares pontuáveis ficaram o Lótus de Mário Andretti, o Ligier de Patrick Depailler e o Tyrrell de Jean-Pierre Jarier.
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/1979_United_States_Grand_Prix_West
http://www.grandprix.com/gpe/rr317.html
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