terça-feira, 21 de abril de 2009

Historieta da Formula 1 - Quando as almofadas fizeram aterrar um avião

"No tempo em que os animais falavam" (OK, foi em 1976...), os pilotos de Formula 1 viajavam juntos num vôo fretado habitualmente por... Bernie Ecclestone, e havia um convivio saudavel entre pilotos, e alguns deles eram "danados para a brincadeira". Vittorio Brambilla, o "Gorila de Monza" era um deles. A situação que se conta aconteceu após o GP de Long Beach, então uma estreia no calendário, e Ecclestone fretou um avião que fez o vôo entre Los Angeles e Nova Iorque.

Com toda a Formula 1 junta num só avião, e com personagens como Brambilla, era inevitável algum sarilho, e assim aconteceu. O italiano da March começou uma luta de almofadas com Gary Anderson, que mais tarde se tornou projectista da Jordan, e as almofadas de avião ainda eram de penas. A luta teve efeito de contágio e pouco depois, toda a gente participava na brincadeira. Só que algumas delas entraram no sistema de ar condicionado do avião, e cedo, causou um sobreaquecimento.

Resultado final: o comandante do aparelho teve de aterrar em emergência no aeroporto de Dallas, o sistema foi reparado, e Ecclestone desembolsou mais algum dinheiro para pagar esta inesperada taxa de aeroporto. Mais uma vez, a fama de "anãozinho tenebroso", o apelido que José Carlos Pace, o Môco dava a Ecclestone, era conhecida a todos... e provavelmente com razão.

2 comentários:

Henry disse...

Speeder,
Muito boa a história.

O tenebroso para o Ecclestone deve ter sido desembolsar algum dinheiro ...

1abraço

kimi_cris disse...

Speeder,
Tenho uma entrevista ao Armindo Araujo no Galáxia-F1 vai lá ve-la.

Grande Abraço!

Kimi_Cris