Sabia-se que este dia iria chegar: o dia em que o dominio das Brawn chegaria ao fim, e que os Red Bull chegariam ao lugar mais alto do pódio para comemorar uma merecida vitória. Só que as circunstâncias da segunda vitória da carreira de Sebastien Vettel foram tiradas a papel quimico da sua primeira, seis meses e pouco depois de Monza: debaixo de chuva, a dominar a corrida, e após ter feito no dia anterior a pole-position.
Confesso que não esperava ver outra corrida debaixo de chuva. Para mim já começa a ser um pouco enfastiante ver cargas de água nos circuitos, à hora da corrida. Ainda por cima, em Xangai, caiu uma enorma carga de água, que dificultou a visão dos pilotos. Foi por isso que começou atrás do safety-car nas primeiras voltas. Contudo, quando este recolheu às boxes, Vettel foi-se embora, com Mark Webber logo atrás. Depois dos Red Bull, o resto do pelotão ultrapassava uns aos outros, e por vezes, alguns elementos como as asas dianteiras, iam à vida...
Foi isso que aconteceu na volta 19, quando o BMW de Robert Kubica decidiu travar demasiado tarde e demasiado em cima de Jarno Trulli, na curva anterior à recta da meta. O carbono espalhado na pista foi o suficiente para chamar de novo o Safety Car, e para o polaco, foi o culminar de um fim de semana mau demais para ser verdadeiro...
Mas não era o unico. Os Ferrari estavam por fim a dar um ar da sua graça, andando nos lugares pontuáveis, e lutando com os McLaren, embora muitas das vezes perdiam a favor de Lewis Hamilton. Curiosamente, Hamilton e Kovalainen eram os unicos pilotos que corriam com o KERS ligado... e davam-se bem. Mas voltando à Ferrari, Massa estava a fazer uma boa corrida e o pódio era uma hipótese plausivel quando... o sistema eléctronico fez curto circuito e Felipe Massa ficava a ver navios. De novo.
No recomeço, com as idas às boxes, Jenson Button ficou na frente, mas não por muito tempo. Vettel foi à carga e conseguiu passar o piloto da Brawn GP, que hoje, para não variar estewve melhor que Rubens Barrichello. Mas o veterano piloto brasileiro não tinha o carro tão bom como o de Button, e a hipótese de pódio ficou afastada. Mas mesmo assim, o quarto lugar alcançado e a volta mais rápida da corrida até é bom, pois mantêm o segundo lugar no campeonato.
Até ao final, destaca-se Adrian Sutil. A chuva parece ter um bom efeito no piloto alemão, pois na volta 50 estava a rolar na sétima posição, atrás de Kimi Raikonnen, quando entrou em "acquaplanning" e bateu no muro de pneus, desperdiçando assim mais uma boa chance de dar à Force India os primeiros pontos da equipa.
Resultado final: dobradinha da Red Bull, os Brawn GP nos lugares seguintes, e depois um novo par, o da McLaren, com... Heiki Kovalainen a ficar na frente de Lewis Hamilton. Um pouco inédito, confessa-se, mas este ano, os McLaren não estão no pelotão da frente. Mas levam os seus carros aos pontos, ao contrário da Ferrari. Dentro de uma semana, a Formula 1 prossegue as suas actividades, no Bahrein. Só se espera e deseja que as cargas de água façam uma pausa...
7 comentários:
Só faltou falar do Trio Fantástico da Fórmula-1, Sébastien Bourdais, Nelsinho Piquet e Kazuki Nakajima. Os três foram um espetáculo à parte.
Honestamente, se Piquet e Bourdais - sobretudo Piquet - não forem demitidos antes da metade do campeonato, este esporte definitivamente deixou de ser sério. Absolutamente não existe o que os dois fizeram hoje.
Ao Nakajima já não penso em demissão pois ele é apoiado pela Toyota, que fornece motores à Williams.
E o que falar do "bico torto" do carro de Kubica na metade final da prova? Lembrou-me o nariz do Alain Prost... rs
Abraço!
E ai Paulão Spedeer, a cada corrida me surpreendo, e o menino Vettel anda muito na Chuva, to começando a achar que ele é muito mais piloto que o Hamilton....
O cara mostra serviço agora em uma equipe media imagina ele em uma Ferrari ou McLaren.....
Fora o desempenho da Red Bull, os carros da Brawn andaram fortes tambem, so achei que a Red Bull achou o caminho na China...rs...
A Ferrari so vai melhorar to achando que so quando começar as corridas na Europa especificamente na Espanha com os novos kits aerodinamicos........
Eu não esperaria a combinação: o dia q a Brawn não dominaria + dia da primeira vitória da RBR. Mas Vettel ganhou novamente nos mesmos ares de Monza: mta chuva e um domínio total, está mto bem. Qto a Ferrari, se até a Force India, quase chegou a pontuar, as coisas amanhã serão tenebrosas na famosa reunião com Montezemolo. E dessa vez Barrichello nao se deu bem na chuva, q pena.
Bela análise, Speeder. Esqueci-me deste paralelismo: a semelhança na forma como as vitórias chegam a Vettel. Uma Fórmula 1 que mudou tanto para ficar igual...
Vettel arrebentou,é favorito ao título pra mim.
Realmente Nelsinho e Bourdais estão bem enrolados,acho que muito mais o nelsinho do que o Bourdais.
Hugo, o Kubica tentava deixar o carro mais a sua cara...rsrs.
Bela corrida do Vettel, além de talento contou com a sorte e boa estratégia. Uma vitória para tirar um peso da Red Bull e o declarar como grande piloto da categoria.
Provas a se lamentar do Barrichello, a pane da Ferrari do Massa, e o Sutil, que sempre quase belisca os pontos e os perde.
O campeonato segue um mistério, com as equipes definindo a utilização do KERS ou não. Agora os difusores sogrerão uma revolução. As cartas vão se embaralhar ainda mais? A conferir.
Abraços, Paulo.
No Bahrein, só se for chuva de areia...
Lá vai ser difícil segurar a Brawn, mas quando chove o Vettel é mesmo sensacional. Merecidíssima vitória!
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