sábado, 25 de abril de 2009

Formula 1 - Ronda 4, Bahrein (Qualificação)

Já se avisava desde há algum tempo, e esta tarde aconteceu: a Toyota conseguiu monopolizar a primeira fila da grelha de partida no GP do Bahrein, com o veterano Jarno Trulli a suplantar o seu coompanheiro Timo Glock, naquela que é a primeira pole-position da marca desde o GP do Japão de 2005.

Foi uma qualificação quente e seca. 38 graus de temperatura no ar e mais de 50 no asfalto, fizeram com que os carros melhor adaptados prosperassem, e as equipas que anteriormente estavam nas primairas posições, a McLaren e a Ferrari, dessem um ar da sua graça. Prova disso foi o quinto lugar da grelha a Lewis Hamilton, o oitavo posto de Felipe Massa e o décimo lugar de Kimi Raikonnen, provas de que ambas as equipas estão a trabalhar arduamente para a sua recuperação.


"Não foi uma qualificação fácil para ninguém e em especial para nós, já que sofremos com alguns problemas ao longo do fim-de-semana, primeiro com a bomba de combustível e depois com os travões, que não estavam ao meu gosto, mas sabia que tinha um bom carro e que podia lutar pela 'pole'. Estou muito feliz pela equipa, que passou por momentos difíceis nestas últimas semanas", disse Trulli, que confessou o seu espanto pelo resultado, pois "não estava muito confiante para a Qualificação porque trabalhámos, sobretudo, para a corrida".

Timo Glock era outro piloto muito satisfeito com a sua prestação desta tarde: "Foi uma boa qualificação, mas foi muito dificil, já que o vento mudou e tornou o carro mais dificil de pilotar. Dei o meu melhor, mas sabia que seria complicado bater o Jarno na Qualificação, ainda para mais depois de cometer um pequeno erro", afirmou o alemão.

Contudo, ao longo da sessão de treinos, os Toyota sempre estiveram na linha da frente, e o unico a acompanhá-los foi o Red Bull de Sebastian Vettel, que vai partir da terceira posição da grelha, um claro contraste com o seu companheiro de equipa Mark Webber, que devido a problemas, partirá do segundo lugar a contar... do fim, ao lado de Sebastien Buemi, da Toro Rosso.

"Foi uma boa sessão para nós. Na Q1 tínhamos um carro muito rápido e não tivemos problemas, na Q2 voltámos a ser os mais rápidos mas na Q3 os Toyota foram, simplesmente, mais rápidos. Estou ansioso pela corrida, e espero que os Toyota parem mais cedo que nós", admitiu Vettel, o recente vencedor do GP da China.

Os Brawn GP estiveram piores nesta qualificação, apesar de ainda entrarem facilmente na Q3. Jenson Button, o actual lider do Mundial, foi quarto na grelha, enquanto que Rubens Barrichello foi sexto, tendo entre eles... Lewis Hamilton. O piloto da McLaren consegiu hoje a sua melhor qualificação do ano e também bater pelo menos um dos Brawn GP. Quanto à Ferrari, ambos entraram na Q3 e Massa acabou na frente de Raikonnen, dando esperanças de chegarem ao fim nos pontos pela primeira vez este ano. Fernando Alonso foi sétimo no seu Renault, enquanto que Nelson Piquet Jr. não passou do 15º posto.

Por fim a BMW Sauber, que anda muito para trás. Robert Kubica e Nick Heidfeld não conseguiram meter os seus carros no Q3, ficando respectivamente com o 13º e 14º tempo. Muito pouco para uma equipa em ascensão... Amanhã é dia de corrida. Esperemos que continue o tempo quente e seco!

1 comentário:

speed.king.thrasher disse...

que poderemos esperar de Trulli na Pole? realmente um grid nada usual de ano nada usual... vejamos amanhã.... a corrida no Bahrein pode ser boa como nunca foi... mas claro, isso se a terra não invadir a corrida hehehehehe.. seria inédito!

abs!!