Nascido a 18 de Abril de 1979 em Hernel Hempstead, no Herefordshire, Davidson começou a competir aos oito anos, no karting. Até 1995, competiu em diversos campeonatos, quer em Inglaterra, quer na Europa, quer nos Estados Unidos, onde venceu três campeonatos britânicos, e em 1996 foi segundo classificado na Formula A europeia. Em 1999, com 20 anos, passou para os monolugares, nomeadamente a Formula Ford 1600, onde ganhou na sua classe no Formula Ford Festival. Em 2000, repete o feito, mas no campo geral.
Em 2001, passa para o nivel seguinte, a Formula 3, onde fez parceria com o japonês Takuma Sato, na equipa Carlin. Ambos dominam o campeonato desse ano, mas o japonês é o campeão daquele ano, com Davidson a ficar logo a seguir na classificação, com sete pole-positions e seis vitórias. Mas nesse ano, vence a Taça Europeia de Formula 3 e é terceiro na Masters de Zandvoort. Isso é o suficiente para ser o piloto de testes e de reserva para a BAR-Honda em 2002, e quando Alex Yoong se magoa e fica de fora por duas corridas, Paul Stoddart pede à BAR para que empreste Davidson por duas corridas: Hungria e Belgica. Dá-se bem nessas corridas, mas não as termina.
Em 2003 continua como piloto de testes da BAR, mas as oportunidades para correr na categoria maior não aparecem. Portanto, a temporada vai ser passada na Le Mans Series, onde a bordo de um carro da Prodrive Racing, na classe GTS. Isso incluiu uma passagem pelas 24 Horas de Le Mans, onde não terminou a corrida. No ano seguinte, torna-se terceiro piloto da BAR, e tem a oportunidade de correr nas sextas-feiras antes da qualificação, para se dar melhor a conhecer. Faz boas performances, e no final do ano, a Williams tentou contratá-lo por uma temporada. Contudo, a BAR faz exigências elevadas, e o negócio é abortado.
Davidson volta a correr no GP da Malásia de 2005, substituindo Takuma Sato, que se sentira mal disposto, mas a corrida só dura duas voltas, devido a um motor rebentado. Continua a ser piloto de testes, mesmo depois da BAR ter mudado o nome para Honda. No final desse ano, a Super Aguri pede à Honda para que ele seja o seu piloto para a temporada de 2007, ao lado de Takuma Sato. E assim, aos 26 anos, tinha finalmente a sua primeira temporada completa.
Apesar do carro ser um chassis da Honda do ano anterior, as performances de Sato e Davidson são tão ou bastante melhores do que o da casa-mãe, e conseguem pontuar por algumas vezes. Contudo, Davidson nunca tem oportunidade para chegar lá, excepto por uma ocasião, no Canadá. Nessa corrida, rodava a caminho de um lugar no pódio quando... atropelou uma marmota. Os estragos sofridos no carro fizeram com que terminasse a corrida na 11ª posição final, o que lhe estragou a sua unica hipótese de pontuar...
Fontes:
Sem comentários:
Enviar um comentário