Confesso que é bastante irónico saber que hoje, no dia em que este blog chega à incrível marca das 400 mil pageviews, seja o "day after" da histórica decisão das equipas FOTA de sair da Formula 1 para criar um campeonato rebelde, sem intermediários e sem Max Mosley.Máquinas e pilotos correm este fim-de-semana no histórico circuito inglês, palco do primeiro Grande Prémio oficial da Formula 1, no já longínquo dia 13 de Maio de 1950. É também simbolicamente irónico que, no ano em que Bernie Ecclestone "enxota" este circuito do calendário, a favor de Donington Park, a Formula 1, tal como a conhecemos hoje, poderá ter alcançado o seu fim. Ou então, se quiserem ser mais místicos, "completou o círculo".
Muitos culpam Max Mosley por este desfecho. Eu direi que todos são culpados. Digo isto porque a questão que se move aqui, e sempre disse isto nos vários artigos que escrevi nos meses que esta polémica leva, é o dinheiro e o poder. Quando se vê que Bernie Ecclestone assina contratos chorudos, em que ele fica com a "parte de leão" (e é por isso que ele é um dos homens mais ricos de Inglaterra), pode-se ver a razão pela qual a FOTA se quer separar da FIA: não querem intermediários.
Quando as equipas FOTA, não são propriamente anjinhas. Mas acho que mesmo os menos escrupulosos, como Flavio Briatore (que nunca escondeu a sua vontade de ficar com o lugar de Eccclestone), provavelmente já tinham ficado fartos das prepotências do tio Max, e dos seus disparates em termos de regulamento. Hoje foi o tecto orçamental (não tão disparatado assim no papel, os valores propostos é que sim), mas ontem foi o sistema das vitórias para definir o campeão do mundo, ou ainda mais atrás, coisas como a impossibilidade de trocar de pneus durante os reabastecimentos (em 2005), ou então os pneus com rasgos (1998-2008) e a possibilidade de discutir a pole-position através de uma única volta (também em 2005). Seria longo e fastidioso enumerar os disparates do Tio Max desde 1992, mas um dia, eles teriam de dizer "enough is enough!"
Claro, a FIA já diz hoje que o culpado disto tudo é a FOTA. Mas quando se tem um presidente cuja postura nos negócios é "my way, or the highway" e quando lucrava com a desunião entre as equipas para se manter no poder (o seu seguro de vida era a lealdade da Ferrari à competição), pode-se dizer que o seu trunfo era este. E a postura nas últimas semanas, de tentar destruir a FOTA, retirando as equipas da associação, uma a uma (conseguiu com a Williams e a Force India), mostrava que a sua aposta era aquela, para manter-se no poder e aplicar as regras que quisesse e bem entendesse. Aparentemente, falhou.Que calendário teremos em 2010? Bom, o Mónaco é certo. Toda a gente sabe que o contrato que a FIA tem com o Principado refere que o Grande Prémio só avança com a presença da Ferrari na lista de inscritos. Sem Ferrari na FIA, não há Monaco GP. Ora, com a "jóia da coroa", podemos incluir mais alguns circuitos. Desde já, os americanos - Montreal e Indianápolis - e eventualmente Buenos Aires. Já o Brasil parece complicado, pelo menos de começo. Só Interlagos é que está em condições, já que Jacarépaguá está perdido.
Na Ásia, Shangai sim. Fuji talvez (é da Toyota) Sepang não sei, e Singapura não acredito. No Médio Oriente, talvez Bahrein e Losail, no Qatar. E a Europa, o leque é vasto: desde o "nosso" Portimão, até Imola, tudo é possivel. Silverstone, Spa-Francochamps, acredito que Monza vá para a FOTA, Magny-Cours (ou Le Mans, versão Bugatti), Zeltweg, Jerez... O que não falta são circuitos.
E em relação ao fim-de-semana desportivo? Acho que está estragado. Pelo menos o centro das atenções não vai ser tanto o que se passa na pista. Saber se Jenson Button vai ser outra vez "poleman", ou se desta vez os Red Bull vão dar luta, ou se McLaren e Ferrari vão entrar na Q3, se o Nico Rosberg vai voltar a ser o "rei das sextas-feiras", etc, etc... tudo isso a que, nós, os fãs deste desporto, nos interessa. E não ficaria admirado se no domingo, algum dos lados manifestar uma posição de força...E quanto ao futuro? Bem, muitas pessoas falam que vai ser exactamente como foi nos Estados Unidos, após a "racha" entre CART e IRL, no final de 1995: uma competição dupla, que se enfraqueceu perante a NASCAR, e que ao final de treze anos, no inicio de 2008, acabou com Tony George a ficar com as equipas CART e ficar com a IRL. Falaram de "reunificação" mas no fundo, foi uma categoria a ficar com a outra. Essa pode ser uma hipótese, e acredito que a médio prazo, após o desaparecimento físico de Bernie Ecclestone e Max Mosley, isso possa acontecer.
E para finalizar, volto ao assunto do topo: este blog, com pouco menos de dois anos e meio, alcançou hoje a impressionante marca das 400 mil pageviews. Durante este tempo todo, alcancei coisas que não julgava conseguir, pelo menos nesta altura. Gosto de saber que o meu blog é uma referência, e que fiz imensos amigos (virtuais, é certo), mas posso dizer que agora, mesmo com um trabalho que por vezes me ocupa o tempo todo, o meu amor pelo automobilismo e a minha vontade de escrever no blog continuam intactos. Posso dizer que é isto que me faz cumprir dois dos meus sonhos básicos de adolescência.
Aos amigos, admiradores e visitantes ocasionais... obrigado a todos. E o automobilismo vai continuar, é garantido!
8 comentários:
Felicidades por las 400.000 visitas!!!!!!!! Y que sean muchas más.
Saludos!!!!
bom, speeder...fiz no meu blog uma tentativa que nem a sua (menos a parte das 400 mil visitas! Parabéns!) O momento é sério, é perigoso e confuso. E concordo com vc: nenhum é santo nessa conversa. Ainda arrisco que, mesmo com o racha, mesmo com a efetivação de um gp-alguma coisa, dura até Mosley sair, e até lá, ambos os campeonatos perderão muito, até se rearticularem em novas dinâmicas de força.Até fiz uma analogiazinha comovente.
Que nem a Indy e a cart.
taí o link, p/ todos que quiserem ver:
http://historiasevelocidade.blogspot.com/2009/06/o-casamento-acabou.html
Abraços
Em primeiro lugar, parabéns pela marca!
Quanto à última frase, não sei se o automobilismo continua, assim, a longo prazo. Acho a cisão até bastante positiva, pois se o campeonato da Fota vingar é provável que ele procure instaurar regras mais esportivas e buscar um calendário mais próximo dos países de tradição.
Mas também não desconsidero a hipótese de a cisão ser um sintoma da enorme perda de legitimação que o esporte a motor tem sofrido nos últimos anos (em parte, por causa dos desmandos de Ecclestone e Mosley, certamente...).
São apenas hipóteses. Prefiro deixar o tempo correr um pouco.
Parabéns pela expressiva marca meu caro. Quanto à crise, "existem mais coisas entre o céu e a terra do que supõe nossa vã filosofia".....eu diria. Há muito mais caroço escondido nesse angu.
abraços
Muitos parabéns Speeder, 400 mil visitas não é para todos! Eu se chegar às 100 mil já fico feliz,lá chegarei!!Gostei muito do artigo também, continua assim,
Um grande abraço.
Speeder
Parabéns pela marca alcançada...o seu blog é uma referência para muitos outros (inclusive a minha)...e que outras 400.000 visitas se encham e se encham no seu blog
;-)
mas quanto ao cenário da fórmula 1 atual...tá um pouco complicado...só espero que não acontece o que aconteceu quando a Cart se separou da Indy...e ficaram duas categorias distintas...que juntas...mal tinha o público que tinham no tempo que eram unidas...
Morruga, parabens pelo seu site coloquei entre os meus favoritos, você esta sempre a colocar otimas materias.
BOA SORTE.
VIDA LONGA.
Speeder, acompanho seu blog há pouco mais de um ano e, de fato, é um dos melhores que conheço em termos de automobilismo. Continue com este excelente trabalho, meu amigo.
Sobre a cisão entre FOTA e FIA, já era bastante esperado. Max Mosley é um homem com reputação comprometida (não esqueci do bacanal nazista em que ele se envolveu) e quer impor sua vontade à força. As equipes sabem do poder que possuem, e viram que podem competir sem o "velho pervertido" no comando. E a F1, que já não estava interessante, agora vai ficar bem pior. Já vi que vou ter que comprar mais livros...
E parabéns pela espetacular marca.
Abraço.
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