terça-feira, 16 de junho de 2009

Quem fala assim não é gago!

Com a possibilidade de um campeonato paralelo cada vez mais próximo, e quando faltam poucos dias para o GP de Inglaterra, em Silverstone, existe mais uma voz a falar sobre a actual Guerra FIA-FOTA, que está prestes a rebentar em nova escala, após o anuncio do recente falhanço de novas negociações, em Londres. O piloto da Red Bull, Mark Webber, referiu hoje na sua coluna no endereço web da BBC dedicado à Formula 1, a sua tristeza pela actual situação, mas ao mesmo tempo criticou a postura da FIA em relação às regras e mostrou a sua tristeza em relação a isso, que ofusca aquilo que se passa na pista.

Contudo, o piloto da Red Bull, e segundo classificado no recente GP da Turquia, mostrou também na sua coluna um claro apoio às pretensões da FOTA. Eis um excerto:

"É uma vergonha que pelo segundo ano consecutivo, não sejamos sequer capazes de ir para ir para Silverstone e concentrarmo-nos num grande palco e numa grande corrida. Sexta-feira é o último dia do prazo fixado pelos 'políticos', e em vez de se falar de Button e dos pilotos concorrentes ao GP da Grã-Bretanha, vai falar-se quase sempre de todos os disparates que todos temos lido e ouvido nos últimos tempos. É decepcionante que as coisas estejam a evoluir desta forma. Colectivamente todos têm desempenhado um papel activo na tentativa de ajudar e proteger o desporto, o que se vê são todos os esforços que foram feitos ao longo dos anos a ser desvalorizados ou diluídos através de algumas ideias bastante radicais. É necessária estabilidade na F1, para ser possível prever minimamente o que vai acontecer, e não ter situações diferentes em cada seis meses. Todos os pilotos partilham a mesma opinião. Queremos a unidade para as melhores equipas e corridas com os melhores pilotos. Se não for Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA, assim seja. Vai continuar a ser o mais prestigiado campeonato. A Ferrari e a McLaren são cruciais. São muito respeitados, mas todos querem vencê-los. Quem me recorde, é a primeira vez, que praticamente todas as equipas têm a mesma opinião. Para bem do desporto, os principais construtores e algumas pessoas que têm uma visão boa, acreditam que precisam de tomar uma posição. Não devia ser assim, mas neste contexto é previsível. Há muitas 'campainhas' a zunir nos últimos anos.", lia-se na coluna.

Pois é, quem fala assim não é gago. E cada vez mais se vê que Max Mosley e Bernie Ecclestone são sujeitos cada vez mais isolados na Formula 1, e que é graças às suas atitudes que cada vez mais se fala na ideia de campeonatos paralelos...

1 comentário:

Bruno disse...

Aí me recordo daquela gravura do relógio que me enviou. Mosley só tem a justiça e contratos para recorrer. O dinheiro, os pilotos, as equipes, patrocínios caminham junto das equipes.
Bernie está vendo sua galinha de ovos de ouro fugir e se o conheço, o baixinho não é de perder dinheiro. Todos pilotos são unanimes em ficar do lado da FOTA, mas desejam manter a unificação. Pelo menos a GPDA tem tido algum parecer nessa história toda.
Abraço.