sábado, 20 de junho de 2009

GP2 - Ronda 5, Grã-Bretanha (Corrida 1)



O brasileiro Alberto Valério venceu a corrida desta tarde em silverstone, numa prova em que Karun Chandhok voltou a pontuar para a Ocean, terminando a corrida na sexta posição, mas vui o seu companheiro Alvaro Parente a durar apenas... uma volta.


Largando do terceiro posto, Parente acabou por fazer uma má largada, perdendo diversas posições. Apertado por outro piloto, ele e o russo Vitaly Petrov acabaram por se tocar à entrada da curva Copse, com o português a danificar irremediavelmente o seu monolugar. Ainda fez uma volta em ritmo lento para chegar às boxes, no sentido de tentar solucionar o problema, mas já não era possivel.


Enquanto isso, o seu companheiro Chandhok, que largara da 11ª posição, continuava a trepar na classificação, envolvendo-se na luta pelos últimos lugares pontuáveis. Primeiro, destacou-se na sua ultrapassagem arriscada sobre austroárabe Andreas Zuber, logo após as paragens nas boxes. O piloto indiano da Ocean Racing centrou a sua 'mira' depois no quinto lugar de Romain Grosjean, mas o piloto francês defendeu-se sempre da melhor maneira ao longo da última metade da corrida, impedindo que Chandhok o ultrapassasse.



Este sexto lugar é agora a melhor classificação de sempre da Ocean Racing Tech, e amanhã partirá da segunda fila, com boas hipóteses de pontuar, ou então de um pódio. Quanto a Parente, terá mais uma vez a tarefa muito árdua de subir na classificação, já que irá sair do 24º e último lugar da grelha.



Na corrida propriamente dita, começou com Grosjean na frente, com a pressão de Valério, que o conseguiu ultrapassar no final da oitava volta. O brasileiro da Piquet Motorsports manteve-se, a partir daí, longe de quaisquer percalços, a caminho da sua primeira vitória do ano. Pouco depois, era a vez de outro brasileiro, Lucas di Grassi, a passar o francês para o segundo lugar, deixando claro que Grosjean estava a sentir dificuldades no controlo do seu Barwa Addax. o francês perdeu mais dois lugares para o alemão Nico Hulkenberg e o mexicano Sergio Perez. O venezuelano Pastor Maldonado e Andreas Zuber fecharam os lugares pontuáveis.

Sem comentários: