Com estes dias até ao final de ano sem nada para dizer, estava tentado em fechar a loja por hoje, mas há duas noticias que merecem ser contadas. Contudo, deixarei uma delas para o final da semana, como um post de final de ano.
Sendo assim parto para a segunda noticia do dia, sobre a Lotus. Não é novidade que o pessoal da Lotus Cars tem um projecto tão ambicioso quanto irrealizável. Pelo menos, os céticos não estão convencidos de onde é que vem o dinheiro para a míriade de projectos que eles querem fazer na década que vai começar agora. Formula 1, GP2, GP3, Indy, carros de estrada... mas também falei que eles queriam apostar em Le Mans, e é sobre essa parte que quero falar.
O sitio Le Mans Portugal apresenta hoje uma entrevista feita pelo sitio oficial da ACO (Automobilie Club de L'Ouest) a Claude Berro, o director desportivo do projecto, sobre os seus planos para 2012, onde irão fazer um carro para a categoria LMP2, a segunda categoria da Endurance. Segundo ele, o carro será apresentado em Março, no Salão de Genebra, mas só competirá na temporada de 2012, num carro projectado por Paolo Catone, que desenhou no passado o Peugeot 908. O motor terá como base um 3.6 litros fornecido pela Toyota, mas eles querem desenvolver depois um 4 litros atmosférico ou um 3.2 turbocomprimido, desenvolvido pela fábrica britânica.
Enquanto isso, uma equipa, a Jetaliance Racing anunciou que irá inscrever dois modelos Lotus Evora na categoria Gt2 para a Intercontinental Le Mans Cup (ILMC), uma nova competição da Endurance que arranca a sério em 2011. "Estou muito satisfeito por poder fechar este acordo de colaboração antes do final do ano, e estou muito orgulhoso por poder colaborar com uma marca com uma tradição como a da Lotus," disse Lukas Lichtner-Hoyer, o seu proprietário, ao planetlemans.com. O proprietário afirma que os pormenores serão conhecidos após a paresentação do projecto, e quer colocar uma mistura de pilotos profissionais e "gentleman-drivers", logo veremos que tipo de projecto é que acontecerá nas próximas semanas.
Como já disse anteriormente: se for um só projecto, não é caro construir carros para uma categoria como a Le Mans Series. Sei que a Peugeot gastou cerca de vinte milhões de euros no seu projecto, e o chassis durou cerca de quatro anos. O problema é que no caso da Lotus Cars é que são demasiados projectos ao mesmo tempo. Haverá dinheiro para tudo? Se fizerem essa pergunta a outras noventa e nove entendidos no assunto, provavelmente terão noventa e oito respostas negativas. Demasiadas energias dispersas para o meu gosto... veremos se o tempo dará ou não razão.
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