Muitos dos que andam por aqui começam a expressar receio de que os novos motores Turbo V6 de 1.6 litros, que aparecerão em 2014, não terão o mesmo ronco do qual todos estão habituados. E para piorar as coisas, os híbridos que andam pela Endurance, quer no carro da Audi, quer no carro da Toyota, fizeram com que alguns ficassem um pouco desagradados.
Contudo, Craig Pollock, o homem que está por trás do projeto PURE, que está a construir nos arredores de Paris um motor 1.6 Turbo para a temporada de 2014, disse hoje ao site GPUpdate.com que os fãs não precisam de se recear pelos motores futuros, pois soarão como foguetes.
“Se ouviram os motores dos híbridos em Le Mans, a mim pareceram-me fantásticos. Parecem foguetões e os novos Forumla 1 terão um som ainda mais espetacular. Será diferente, é verdade. Concordo com o Bernie, que os Formula 1 têm de parecer como tal mas os monolugares do futuro não vão soar como os V8 do presente.”, afirmou.
Como comecei a ver a Formula 1 a meio dos anos 80, acho estranha toda esta discussão sobre o ronco dos motores Turbo, porque nessa altura, esses motores, que debitavam por vezes valores superiores a mil cavalos em qualificação, tinham roncos audíveis e nessa altura, ninguém torcia o nariz em relação a eles. Creio que esses receios não são mais do que isso mesmo: receios. Quando os ouvirem, todas as dúvidas serão dissipadas.
2 comentários:
Quando um esporte elitista como o automobilismo é transformado num "evento", tal qual Bernie o fez, realmente há motivos para preocupação.
No entanto, para quem é interessado em mecânica, tecnologia e outros fatores que envolvem o esporte a motor, acha legal até o barulho de um motor a diesel.
Deste público eu faço parte.
É por esse motivo e outros que gosto da Endurance. É que por lá eu vejo de tudo, com o mesmo objetivo: ir o mais longe possivel.
Enviar um comentário