Agora é oficial: Felipe Massa anunciou esta noite que não correrá mais pela Ferrari em 2014.
Na sua comunicação para o Twitter, o piloto brasileiro de 32 anos deixou a seguinte mensagem: "Não vou mais correr pela Ferrari a partir de 2014! Gostaria de agradecer pela amizade, Vitorias e um lindo momento com a Ferrari. A ajuda da minha esposa , da minha família e de todos os meus Fans. Toda a ajuda dos meus patrocinadores! vou com tudo para as ultimas 7 corridas como piloto da Ferrari! A partir de agora quero achar uma equipe que me de um carro competitivo para conseguir mais vitorias e vencer um campeonato que é o meu sonho!"
Assim sendo, termina uma passagem de oito temporadas pela Scuderia, que começou em 2006, vindo da Sauber e como substituto de Rubens Barrichello. Ao todo foram 132 corridas (até agora) pela casa de Maranello, com onze vitórias, 35 pódios, 15 pole-postions e 14 voltas mais rápidas. Entrou com Michael Schumacher como companheiro de equipa e aproveitou o que pôde os seus ensinamentos, dado que ele acabaria por abandonar nessa temporada. A sua primeira vitória foi na Turquia e voltou a ganhar no Brasil, na primeira vitória de um brasileiro desde 1993.
Em 2007, com Kimi Raikkonen como companheiro de equipa, venceu três corridas e acabou no quarto lugar do campeonato, mas em 2008, aproveitando um mau momento de forma de Raikkonen, teve uma real chance de título contra Lewis Hamilton, na McLaren. A luta durou até à última corrida do ano, em Interlagos, onde ficou decidido... na última curva, a favor do britânico.
Em 2009, ainda com Raikkonen como companheiro, conseguiu um pódio na Alemanha, antes de sofrer um acidente nos treinos do GP da Hungria, quando foi atingido por um parafuso na cabeça, obrigando-o a ficar de fora no resto da temporada. No seu regresso, em 2010, tinha um novo companheiro de equipa, na figura do espanhol Fernando Alonso. As coisas poderam ser equilibradas à partida, mas o incidente de Hockenheim, onde foi obrigado a abdicar da vitória a favor do espanhol, colocou-o como segundo piloto aos olhos do mundo.
A partir dali, foi uma luta para conseguir algo, pois na esmagadora maioria das vezes, era superado por Alonso. Chegou a estar 35 corridas sem alcançar um pódio, entre o GP da Coreia do Sul de 2010 ao GP do Japão de 2012, e não vence corridas desde a prova do Brasil de 2008. Nesta temporada, está no sétimo posto, com 79 pontos e somente conseguiu um pódio, em Espanha.
Com a sua saída, colocam-se algumas hipóteses no seio da Formula 1. Lotus-Renault e Sauber-Ferrari são duas boas hipóteses, com esta última a surgir não só por causa das suas ligações com o passado, mas também pelo facto de Peter Sauber poder querer ter um piloto experiente ao lado do jovem russo Serguei Sirotkin. Mas para muitos, a saída de Massa poderá ser também a sua saída da Formula 1, e isso poderá ser grave para o Brasil, pois podia deixar de ter pilotos desde... 1970. Sem dúvidas, é o final de um ciclo.
Veremos os próximos capítulos. Amanhã, Kimi Raikkonen será anunciado como substituto de Massa na Ferrari.
3 comentários:
Se conseguir uma vaga na Lotus ou na Force India tudo bem.
Se não, melhor vir para a Stock mesmo.
Está ai um erro, em 2008 massa não foi campeão do mundo mas sim vice-campeão do mundo ;)
Tens razão, vou corrigir.
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