O Rali da Alemanha, primeira prova em asfalto da temporada, está a ser bem movimentado e com algumas surpresas, a maior das quais é o despiste de Sebastien Ogier na última classificativa do dia, que coloca o finlandês Jari-Matti Latvala na frente do rali. Para além disso, no WRC2, há motivos para sorrir nas cores portuguesas, pois Bernardo Sousa acaba este dia a liderar na categoria.
Depois do "shakedown", esperava-se que este primeiro dia fosse movimentado para as cores alemãs, com Sebastien Ogier e Jari-Matti Latvala a marcarem o ritmo perante uma concorrencia que poderia não ter armas para os alcançar. E foi assim que aconteceu: na primeira especial, Ogier conseguiu um avanço de 0,4 segundos sobre Latvala, mas com quatro segundos sobre o terceiro classificado, Mads Ostberg, e 5,3 sobre o melhor dos Hyundai, o espanhol Dani Sordo.
Atrás, houve peripécias: Kris Meeke fez um pião e fez apenas o oitavo melhor tempo, na frente de Mikko Hirvonen, que teve uma saída de estrada.
Nas classificativas seguintes, a luta continuou, com avanços e recuperações, mas com o francês sempre na frente, uma diferença que era de 1,8 no final da manhã, favorável a Ogier. Mas na terceira especial, houve uma novidade... não muito nova. É que Robert Kubica sofreu um despiste que o fez perder mais de quatro minutos. Até aqui, o polaco era o nono da geral, e com isto, caiu muitos lugares na classificação, acabando o dia no 22º posto.
Pela tarde, o duelo continuou, enquanto que atrás, a luta pelo terceiro lugar estava ao rubro. Depois de ter sido ocupado por Sordo, viu depois ser atacado por Mikkelsen, mas no final da manhã, o norueguês sofreu um furo e atrasou-se e cedeu o lugar para Meeke, que por esta altura, tinha uma desvantagem de... 23,9 segundos. Mas atrás de si, tinha um grupo de pilotos que queria desesperadamente esse lugar: Mikkelsen, Sordo, Hirvonen, os Hyundai de Thierry Neuville e de Bryan Bouffier e o Ford de Elfyn Evans. Meeke esteve sempre na frente do grupo, mas houve uma altura em que 18 segundos era o bastante entre o terceiro... e o nono posto.
Atrás, houve peripécias: Kris Meeke fez um pião e fez apenas o oitavo melhor tempo, na frente de Mikko Hirvonen, que teve uma saída de estrada.
Nas classificativas seguintes, a luta continuou, com avanços e recuperações, mas com o francês sempre na frente, uma diferença que era de 1,8 no final da manhã, favorável a Ogier. Mas na terceira especial, houve uma novidade... não muito nova. É que Robert Kubica sofreu um despiste que o fez perder mais de quatro minutos. Até aqui, o polaco era o nono da geral, e com isto, caiu muitos lugares na classificação, acabando o dia no 22º posto.
Pela tarde, o duelo continuou, enquanto que atrás, a luta pelo terceiro lugar estava ao rubro. Depois de ter sido ocupado por Sordo, viu depois ser atacado por Mikkelsen, mas no final da manhã, o norueguês sofreu um furo e atrasou-se e cedeu o lugar para Meeke, que por esta altura, tinha uma desvantagem de... 23,9 segundos. Mas atrás de si, tinha um grupo de pilotos que queria desesperadamente esse lugar: Mikkelsen, Sordo, Hirvonen, os Hyundai de Thierry Neuville e de Bryan Bouffier e o Ford de Elfyn Evans. Meeke esteve sempre na frente do grupo, mas houve uma altura em que 18 segundos era o bastante entre o terceiro... e o nono posto.
A sexta e última especial do dia transformou-se no momento decisivo do rali. Primeiro, atrasou-se devido a problemas no controle e colocação dos espectadores, e depois, quando decorreu a prova, aconteceu o tal despiste de Ogier, que mudou as coisas na classificação geral. Quando terminou, Latvala explicou à imprensa que “recebi a informação que o Sébastien tinha saído mas não tinha ideia do que aconteceu. Só vi umas marcas de borracha numa esquerda longa... e depois disso e até perdi o ritmo”.
Assim sendo, no final do dia, o finlandês têm agora uma vantagem de 37 segundos sobre Kris Meeke, com Dani Sordo, no seu Hyundai, a 42,6 segundos da liderança, e a 5,6 do britânico da Citroen. Andreas Mikkelsen é o quarto, a 45,6 segundos, seguido por Thierry Neuville (53,1 segundos) e o Ford de Mikko Hirvonen. Elfyn Evans é o sétimo, já a um minuto, seguido por Mads Ostberg, enquanto que a fechar o "top ten" estão, Bryan Bouffier (a 1.35 minutos) e o checo Martin Prokop, a dois minutos e sete segundos.
No lado do WRC2, Bernardo Sousa conseguiu chegar ao fim deste primeiro dia no comando da categoria, com uma vantagem de 4,2 segundos sobre o sueco Pontus Tiedmand, noutro Ford Fiesta, e de 10,4 segundos sobre o qatari Nasser Al-Attiyah.
O Rali da Alemanha prossegue amanhã.
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