Pode-se pensar que a chamada de Andre Lotterer para o carro da Caterham seja por razões meramente orçamentais, mas não têm nada a ver com isso. Na realidade, trata-se de uma corrida contra o tempo, no sentido de ter o maior número de alterações no chassis CT05 com um objetivo em mente: pontuar e conseguir o décimo lugar no campeonato de Construtores, o que daria acesso a uma bela "bolsa" de 50 milhões de euros vinda de Bernie Ecclestone e a FOM.
Segundo conta o jornalista Joe Saward, Lotterer é um excelente piloto de testes. Sabemos que teve esse trabalho em 2002, na Jaguar, e que continuou a ter isso quer no Japão, quer agora na Audi, onde como sabem, conseguiu três vitórias nas 24 Horas de Le Mans. E durante esse tempo todo, ajudou a desenvolver o R18 para se manter onde está, apesar dos ataques do Toyota TS040 e agora, do Porsche 919 Hybrid. E ele também conta que Lotterer foi uma segunda escolha: inicialmente, eles queriam o britânico James Rossiter, que em 2013 ajudou a testar na Force India, mas este estava demasiado envolvido em compromissos no Japão (ele corre na Super Formula e nos GT's japoneses) para poder correr em Spa neste fim de semana.
E há uma coisa interessante relativamente a Lotterer: ele é muito bom em pisos húmidos e molhados, o que poderá ser uma mais-valia. E com a fama da pista belga, isso poderá ser favorável para Lotterer, que compensará certamente os anos em que esteve afastado de um chassis de Formula 1.
Daí que tenham pedido a Kobayashi para que ficasse apeado por esta corrida: é que ele não têm fama de bom afinador de carros, apesar de ser veloz. E Marcus Ericsson, para além de ser o "rookie", é ele que também está a trazer o dinheiro que permite manter a Caterham a andar este ano. E eles precisam desse dinheiro para fazer as modificações necessárias. E numa altura em que se tenta de tudo para alcançar os objetivos, isso conta. E fala-se que todos os carros equipados com motor Renault (Red Bull, Lotus, Toro Rosso) irão trazer novidades para a pista belga.
Veremos se dará resultado.
Sem comentários:
Enviar um comentário