Continuando a exploração de ontem sobre corridas de Formula 1, posso dizer que existem às dezenas, vindas dos anos 50 e 60, não só na Grã-Bretanha como em várias outras partes da Europa. Tenho a certeza que nos próximos dias descobrirei mais corridas na Europa, quer a preto e branco, quer a cores.
Ainda me mantenho nas filmagens a cores, e desta vez escolhi um lugar em particular: Brands Hatch. O circuito entrou no calendário da Formula 1 em 1964, numa corrida vencida pelo Lotus de Jim Clark, e este filme têm a particularidade de ter filmagens "onboard" do carro de Clark (não em corrida, claro). A corrida, seguida pelo Duque de Mountbatten, tio da Rainha Isabel II, pois é o presidente da Royal Automobile Club, o RAC, e vai ser ele que entregará o troféu de vencedor.
Quatro anos depois, no mesmo local, Clark já morreu e agora temos Graham Hill a lutar pela vitória, contra Jackie Stewart e Bruce McLaren, entre outros, mas no final, vai ser um duelo entre um Lotus privado da Rob Walker Racing, pilotado pelo suiço Jo Siffert, e o Ferrari do neozelandês Chris Amon, tudo isto assistido de perto pelo Príncipe Carlos, herdeiro da coroa britânica.
Mas o mais interessante da filmagem de 1968 é a cena de inicio da corrida, quando Dan Gurney têm problemas de ignição no seu Eagle. Repara-se que ele têm o capacete integral da Bell antes da corrida em que pensava que tinha usado pela primeira vez, na Alemanha. Provavelmente terei de ver melhor as corridas anteriores...
No final, Siffert ganha pela primeira vez na sua carreira, num troféu entregue pelo presidente da RAC (Royal Automobile Club), Louis de Mountbatten, tio da rainha. Tal como em 1964.
1 comentário:
Muito bom, também pensava que o Bell Star tivesse aparecido depois, parabéns pelo achado!
Enviar um comentário