domingo, 3 de agosto de 2014

WTCC 2014 - Argentina (Corridas)

Mais de um mês depois da última corrida, o WTCC regressou à ativa em terras argentinas, mais concretamente no circuito de Termas de Rio Hondo. Com os Citroen a dominar, esperava-se se os Honda e os Chevrolet iriam dar mais luta depois das modificações que tiveram de fazer para aliviar os seus carros e os dar mais potência. E claro, em Termas de Rio Hondo, teria de se saber se "Pechito" Lopez iria ganhar para conseguir alargar a sua liderança e ser o primeiro argentino a vencer um campeonato FIA desde os tempos de Juan Manuel Fangio

A primeira corrida confirmou isso: começou com o Citroen de José Maria "Pechito" Lopez na frente, seguido pelos Honda de Norbert Mischelisz e Tiago Monteiro, que conseguiram passar os carros de Sebastien Löeb e Yvan Muller. Mas os Citroen responderam e passaram o piloto português nas curvas seguintes. No final da primeira volta, Monteiro caíra para o quinto posto e era pressionado pelo Chevrolet de Tom Chilton

A partir dali, "Pechito" foi-se embora e o interesse caiu para a luta pelo quinto posto, entre Monteiro e Chilton. O britânico aproximava-se do Honda do português, mas não fazia ataques para tentar apoderar do quinto posto. Atrás, o Lada de James Thompson e o Chevrolet de Gianni Morbidelli conseguiam passar o Chevrolet do sérvio Dusan Borkovic, no sentido de ficar com o último lugar pontuável.

A seguir, as atenções viraram-se para a luta pelo sétimo posto, entre o Lada de Rob Huff e o Honda de Gabriele Tarquini, mas na frente, as coisas estavam ótimas para "Pechito" Lopez, com os outros Citroen a tentar apanhar o Honda do piloto húngaro, sem grande sucesso.

No final, a unica novidade foi que James Thompson conseguiu roubar ao Chevrolet Tom Coronel o último lugar pontuável na última curva da última volta, depois de "Pechito" Lopez ter vencido "em casa", para delírio do público local, seguido por Mischelisz e Muller. Löeb e Monteiro ficaram logo a seguir.

A segunda corrida começou com o Lada de Robert Huff na pole-position, que manteve na primeira curva, e os Honda logo atrás, com Mehdi Bennani na frente dos caros oficiais de Gabriele Tarquini e Tiago Monteiro. Os Citroen estavam no meio do pelotão, tentando subir na classificação geral, mas só Lopez conseguiu ser mais feliz, acabando no sétimo posto no final da primeira volta, já que os outros carros franceses eram dificultados pelo Honda de Mischelisz.

Aos poucos e poucos, Hugo Valente (que era o segundo a partir) perdia lugares atrás de lugares para a concorrência, enquanto que os Honda tentavam apanhar o Lada de Huff. Atrás, Chilton e Lopez lutavam pelo sexto posto, com o britânico a resistir aos ataques do piloto argentino. A seguir, na quarta volta, Mehdi Bennani perde cinco posições devido ao ataque dos Hondas e dos Citroen, bem como o Chevrolet de Chilton. E a seguir, os Honda se preocupavam em aguentar os avanços de Lopez, mas era quase impossível, devido à velocidade de ponta do Citroen. No final da quinta volta, o argentino era segundo, dpeois de passar o carro de Tarquini.

Mas quando tudo isso acontecia, Rob Huff afastava-se da concorrência e parecia que o Lada iria ter distância suficiente para aguentar a chegada de Lopez. Mas ele ganhava segundos atrás de segundos para o piloto britânico, fazendo melhor as curvas do que ele e na nona volta, passou-o e ficou com a liderança, para delírio do público local.

Atrás, Yvan Muller conseguia passar Tiago Monteiro e ficava com o quarto posto, e na 12ª volta, conseguiu alcançar o pódio, ao passar Tarquini. A seguir, o italiano aguentou Monteiro, que tinha atrás de si o terceiro Citroen de Löeb e o Honda de Mischelisz, mas na frente, "Pechito" Lopez conseguia tudo: a segunda vitória no fim de semana argentino, na frente de Rob Huff, que dava à Lada o seu primeiro pódio, na frente de Yvan Muller.

No final, Pechito Lopez destaca-se ainda mais na liderança, agora com 310 pontos, seguido por Yvan Muller. Agora, o WTCC pára por mais dois meses, até ao dia 5 de outubro, altura em que vai correr na China, no GoldenPort, nos arredores de Pequim. 

Sem comentários: