Jean Todt pode estar calado, mas não parado. Pode estar a trabalhar noutras categorias, como a Endurance, Turismos, Ralis ou a nova Formula E, mas não deixa de estar atento ao que se passa na Formula 1, especialmente agora que o assunto do teto orçamental e a revolta das equipas médias em relação ao aumento de custos começou a ser mais vocal.
Por estes dias, ele quebrou o silêncio sobre a situação anual para dizer que vai voltar a abordar o assunto da redução de custos. "Vou voltar a colocar a questão da redução de custos na agenda. Falei com os representantes das equipas mais vocais e falamos sobre os meios para reduzir os custos", referiu Todt em declarações captadas pela Autosport britânica.
Todt quer reunir-se com os representantes das equipas - incluindo os do Grupo de Estratégia, que não querem mudar o atual status quo - no sentido de discutir onde se podem cortar. E uma das áreas do qual Jean Todt vai pedir que haja corte nos custos será nos motores, que este ano são V6 Turbo, mas que subiram os custos de forma vertiginosa.
"O preço médio dos motores é de 30 milhões de dólares, é muito alto", começou por dizer Todt. "Eles subiram de 18 milhões para 30 milhões, o que é muito - um aumento de 70 por cento. Eu vou lutar para que haja um preço de motores para as equipas pequenas, para que tenham uma situação mais acessível.
"Vou fazer o meu melhor. Não posso garantir resultados, mas vou tentar", concluiu.
Vai se ver no que vai dar, mas Todt têm alguns argumentos a favor. Têm o apoio de algumas das equipas, nomeadamente todas fora do Grupo de Estratégia, e provavelmente a simpatia de Caterham e Marussia, que neste momento lutam pela sobrevivência e correr na próxima temporada. Com três - eventualmente cinco - equipas presentes e interessadas no corte de custos, poderá haver algo interessante neste inverno. Resta saber se existe brechas no Grupo de Estratégia, ou continuarão a ser inflexíveis. Veremos.
1 comentário:
além da redução dos custos a F1 deve rever também alguns conceitos especialmente o trato com os fãs...
abs...
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