quarta-feira, 6 de maio de 2015

O futuro das transmissões televisivas

Bernie Ecclestone é um notório cético da Internet, e nunca perde tempo em aproveitar oportunidades para o denegrir, mas há quem pense para além disso, porque vê os exemplos de outras categorias. Hoje, soube-se que a Tata Comunications irá transmitir por streaming as corridas da GP2, GP3 e da Porsche SuperCup para serem vistas na Net. E o que isso tem a ver com a Formula 1? Tudo. São as corridas de suporte do fim de semana.

O anuncio pode ser lido no site do jornalista britânico James Allen, e isso poderá significar que poderemos estar a ver o principio da ideia de que a Formula 1 transmitirá, dentro em breve, as suas corridas em streaming, tal como fazem a grande maioria das categorias automobilisticas. Por exemplo, a Moto GP ou a WEC já transmitem as suas corridas por streaming pelos seus próprios canais. Isto vêm após gostos mais simbólicos no inicio deste ano, como a criação de um canal do Youtube e aplicações para telemóvel. 

Contudo, isto já vem de trás, mais concretamente de 2012, quando a FOM assinou um acordo com a Tata Comunications no sentido de transmitir o sinal da Formula 1 diretamente para os canais televisivos, com a possibilidade de, no futuro, criar o seu próprio canal de televisão e abraçar a Internet nesse sentido. Nessa altura, Eddie Baker, então o chefe de operações da FOM, afirmou que era "o momento mais significativo da formula 1 desde o advento dos satélites".

Depois, desenvolveu: "Isso dá-lhe [a Ecclestone] a capacidade de ser capaz de fazer o que ele quiser, pois os direitos de promoção são direitos sem limitações. Isso significa que ele pode avaliar todas as oportunidades, pode reagir a cada oportunidade, ele pode mover-se com os tempos em talvez de uma maneira do qual não fomos capazes de fazer no passado.

Claro que a distribuição direta não virá de graça: Ecclestone amealhou a sua enorme fortuna graças aos direitos televisivos, e estes, a acontecer, virá com um "paywall" do qual as pessoas pagarão um pacote por uma data de corridas. E não será barato. Mas há vantagens ao ter a Formula 1 num só canal, para além da transmissão direta e sem intermediários. E se o "paywall" for comportável em termos das bolsas do espectador médio, é algo do qual só terá vantagens, e estará de acordo com os tempos. A parte chata é que quem poderão sair a perder serão os canais de televisão especializados...

Sem comentários: