O desenvolvimento do projeto da Nissan GT-R de LMP1 está a deixar mais perguntas do que respostas. Desde que foi apresentado ao mundo, a 1 de fevereiro, o design radical do seu carro é alvo da curiosidade de toda a gente, e os especialistas andam a questionar as sua construção, nomeadamente o facto de colocar o motor à frente, deslocando o centro de gravidade. Inicialmente, o carro deveria ter estreado em Silverstone, a etapa inicial do Mundial de Endurance, mas poucos dias antes de começar, a marca nipónica decidiu retirar os carros, afirmando que queria fazer mais ensaios com o carro. E logo nesse dia, houve quem afirmasse que o verdadeiro motivo foi que o carro... era lento como o caracol.
A razão pelo qual se disse isso era por causa de uns testes em Sebring, onde eles perdiam imenso tempo para o Audi R18 que estava por lá em testes com os novos componentes. E se o carro pode não ser tao dominante como nos últimos anos - como os Porsche estão a provar nos treinos - o facto é que eles estavam a dar "calendários" de distância aos carros preparados pela NISMO que levantaram alertas ao ponto de tomarem a decisão de adiar a sua estreia para La Sarthe.
E agora, esta semana, surgiram novos alertas. Enquanto eles faziam uma bateria de testes nos Estados Unidos com resultados que eles consideraram como "satisfatórios", rumores davam conta de que a Nissan poderia ter sérios problemas com os seus sistemas híbridos de tal forma que consideravam ir a Le Mans sem eles. Ora, caso acontecesse, isso faria com que estivessem excluídos da categoria LMP1 logo de imediato, e andariam como extra-campeonato ou com participantes da "Garagem 56", destinado aos carros experimentais, como o DeltaWing foi em tempos. Apesar de não haver confirmação, também não vieram logo a público desmentir os rumores.
Aliás, hoje provavelmente poderão ter aumentado. Digo isto porque o espanhol Marc Gené não vai participar mais em Le Mans ao serviço da marca nipónica. O experiente piloto de 41 anos, que já ganhou em La Sarthe pela Peugeot em 2009, não tinha andado a participar nos testes em Kentucky e outros rumores afirmavam que ele tinha se recusado a andar no carro por o considerar "perigoso demais". No seu lugar foi chamado um piloto da GT Academy, o russo Mark Shulzhitskiy.
Aliás, agora as triplas foram realinhadas: o carro numero 23 terá agora o francês Olivier Pla ao lado dos britânicos Jann Mardenborough e Max Chilton, enquanto que no 21 estarão a tripla Lucas Ordoñez, Tsugio Matsuda e Mark Shulzhitskiy. No carro 22 estarão os pilotos Michael Krumm, Alex Buscombe e Harry Thicknell.
Em suma, à medida que se contam as semanas até à clásssica de La Sarte, há mais dúvidas do que certezas na Nissan. Será que a realidade é pior do que se pansa, ou não passa tudo de receios sem fundamento?
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