Apesar das experimentações com o "escudo" e o "aeroscreen", a FIA decidiu hoje, em reunião com o Grupo de Estratégia, que em 2018 será usado o sistema Halo de proteção, onde se colocam duas barras de proteção por cima da cabeça do piloto.
"Na sequência do acordo unânime do Grupo Estratégico, em julho de 2016, para introduzir uma proteção frontal adicional para a Fórmula 1 e o apoio repetido dos pilotos, a FIA confirma a introdução do Halo para [a temporada de] 2018. Com o apoio das equipes, certas características do seu design serão ainda melhorados", diz a FIA em comunicado oficial.
"Tendo desenvolvido e avaliado uma grande quantidade de dispositivos nos últimos cinco anos, tornou-se claro que o Halo apresenta o melhor desempenho de segurança geral", prosseguiu.
Tudo isto aconteceu poucos dias depois de Sebastian Vettel ter experimentado o sistema "escudo" durante a qualificação do GP da Grã-Bretanha, onde tentava proteger os pilotos através de uma viseira semelhante ao "canopy" usado pelos aviões. Contudo, o alemão recolheu o carro às boxes depois de uma volta, queixando-se de tonturas ao rodar com o dispositivo. Pensava-se que iriam fazer mais uma experiência no final do verão, mas afinal de contas, ambas as partes já tomaram uma decisão.
Contudo, nada impede que nos anos seguintes, o sistema de proteção de cabeça seja substituido por outro mais consensual como o "escudo". E por agora, como é óbvio, os fãs não serão muito fãs desse sistema...
Contudo, nada impede que nos anos seguintes, o sistema de proteção de cabeça seja substituido por outro mais consensual como o "escudo". E por agora, como é óbvio, os fãs não serão muito fãs desse sistema...
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