Chase Carey afirmou esta tarde que as equipas de formula 1 acordaram com a ideia de um teto orçamental "em termos amplos", embora não tenham dito os valores em questão. O patrão da Liberty Media disse que o acordo foi chegado na passada terça-feira, em Genebra, depois de uma reunião com o Grupo de Estratégia.
"Eu não quero falar muito em público sobre o que nós acordamos", começou por dizer em declarações à Autosport britânica. "Penso que, de forma direta, há um amplo consenso sobre o rumo de que estamos falando. Obviamente, temos que entrar nos detalhes, e aí haverá opiniões diferentes. É [nosso trabalho] encontrar os compromissos corretos para que todos sintam que estão muito melhores, numa proposta justa, que torna a Formula 1 muito mais saudável", continuou.
"Isso é o que temos a fazer, trabalhar para encontrar os compromissos e compromissos corretos. Mas, como direção, acho que temos um apoio amplo para a direção de todas as iniciativas de que estamos falando, e os objetivos dessas iniciativas e a oportunidade inerente a elas", concluiu.
Carey deseja que as mudanças na Formula 1 sejam suficientemente competitivas, favoráveis à chegada de novas equipas, num pacote competitivo.
"Queremos criar um modelo de negócios que, antes de tudo, seja benéfico para as equipas existentes, mais saudável, também atraia equipas novas", afirmou.
"Quando hoje as pessoas do lado de fora olham, de certa forma eles olham os desafios da comptição, o que os melhores equipas andam a gastar, e isso é um impedimento. E então eles olham para a competição na pista, que acaba com realismo, com cerca de seis carros competindo num nível e o resto dos carros concorrendo noutro por causa das diferenças de gastos, dos motores e similares.
"Se você melhorar a concorrência e criar uma estrutura de custos que dê mais previsibilidade ao negócio... como os limites de custo nos EUA, o que eles fazem é protegê-los de eles mesmos, porque o espírito competitivo ultrapassa e você apenas gasta o que é necessário para ganhar.
"Então [o ideal seria] criar uma estrutura que faça com que você gaste seu dinheiro e não o quanto você gasta", continuou.
"Eu acho que isso criará um modelo melhor para os fãs, os parceiros existentes e uma proposição muito mais interessante para potenciais novos participantes. Obviamente, estamos envolvidos com alguns desses novos operadores e é bem claro que o apelo da Formula 1 é único e os benefícios que eles obtêm da sua identificação com ele.
"Se pudermos tornar uma competição melhor para os fãs e um negócio melhor para todos, todos sairão a ganhar", concluiu Carey.
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