quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

O regresso dos carros da A1GP

Lembram-se da A1GP, a competição entre nações que acabou após três temporadas? Houve uma certa altura em que a organização tinha pedido à Ferrari para que construísse vinte chassis a partir do vitorioso Ferrari F2004, no sentido de substituir os Cooper-Zytek que estiverem presentes no arranque da temporada, em 2005. Pois bem, depois do final da competição, em 2009, onde eles ficaram num armazém devido à falta de pagamento, eles foram comprados por um consórcio sul-africano, que os levou para lá com a ideia de construir uma série pan-africana de automobilismo, a Afrix GP.

Contudo, nada se soube sobre isto... até agora. A Autosport britânica anunciou que foram revelados os planos da Afrix GP, com ideias para começar em 2020-21, com os velhos chassis da A1GP, e com uma competição a acontecer um pouco por circuitos africanos. A organiação quer fazer em dezembro uma série de duas ou três corridas em Kyalami, antes da competição própriamente dita.

Alan Eve, o diretor comercial da Afrix, disse à Autosport britânica que o caminho até chegar ali foi longo e algo tortuoso.

"Foi um longo e difícil caminho para encontrar o capital operacional necessário para lançar a série", começou por dizer. 

"Agora temos o investidor certo em Izak Spies [cujo histórico é em engenharia química] e estamos sólidos para podemos dizer que teremos a primeira corrida no final deste ano. Kyalami é provavelmente [o circuito] onde começaremos em dezembro, mas o circuito de rua de Durban [que sediou as corridas da A1GP em 2006-08] faz questão de ter um evento e ainda tem todo o equipamento para disputar uma corrida", continuou.

O mesmo responsável refere que há conversações para receber provas um pouco pela África austral.

"Estamos conversando com o Botswana, por exemplo, e eles estão muito interessados em fazer algo connosco para o futuro, assim como a Cidade do Cabo", disse ele. "É provável que a maioria dos eventos ocorrerá em circuitos de rua", concluiu.

Os promotores pretendem também que esta seja uma competição que atraia o melhor talento africano, e avaliam também uma eventual "franchise" baseada em equipas nacionais, como foi a A1GP durante a sua existência.

Sem comentários: