quarta-feira, 24 de junho de 2020

Noticias: Zanardi continua estável

Alex Zanardi
continua em coma induzido, cinco dias depois do seu acidente nos arredores de Siena. O estado continua estável, segundo contam os médicos, que decidiram não divulgar mais boletins médicos enquanto não existir qualquer alteração significativa do seu estado de saúde.
 
"Depois de ouvir a família, considera-se útil não divulgar outros boletins médicos até que haja mudanças significativas em seu estado de saúde", disse Roberto Gusinu, o diretor médico do hospital Santa Maria alle Scotte, em Siena. "As condições de estabilidade [no caso de Zanardi] nos confortam toda vez que passa mais um dia, no entanto, todas as avaliações do caso podem ser concluídas apenas quando o estado de sedação for reduzido. Nenhuma redução de sedação é esperada no momento. É uma avaliação que será feita nos próximos dias. Temos que esperar porque foi decidido continuar descansando o cérebro e o corpo do paciente," sublinhou Gusinu.

O doutor enfatizou que a situação de Zanardi "é sentida em grande parte por todos os nossos funcionários, médicos, enfermeiros, trabalhadores da saúde e até administradores, porque Zanardi é uma pessoa muito positiva, um exemplo para toda a nação: consequentemente, para ele, como para todos os pacientes, nossos operadores estão totalmente comprometidos", concluiu.

Entretanto, o professor Gioacchino Tedeschi, presidente da Sociedade Italiana de Neurologia, disse aos microfones da Rádio Cusano Campus sobre as condições de saúde de Zanardi e acredita que ele tem uma capacidade de recuperação superior aos de um paciente normal. 

"O cérebro tem habilidades plásticas e se recupera até certo ponto. Certamente o cérebro de Zanardi é um cérebro 'superior'. Se meu cérebro é capaz de recuperar dez por cento da doença, o de Zanardi se recupera muito mais porque demonstrou ter resiliência e suportar as tensões da vida quotidiana, que certamente vão muito além do que muitas outras pessoas têm", acrescentou.

"Zanardi nos ensinou a resistir e absorver as doenças, aproveitando o melhor que existe numa pessoa doente. Não posso comentar sobre seu prognóstico sem saber nada, exceto o que é lido nos jornais. Eu sei que é em coma induzido e sofreu múltiplas fraturas no crânio, pelo que li e pode não estar certo, com um aprofundamento dos ossos frontais com uma situação, portanto, muito grave", concluiu.

Tambem em Siena, a procuradoria local está a ouvir as testemunhas do acidente, entre os quais a pessoa que gravou o momento do acidente. Os jornais locais confirmam que Zanardi ia com as mãos ao volante, apesar de momentos antes, ter andado a filmar parte do percurso com o telemóvel.

Entre as testemunhas interrogadas, estão quatro agentes que realizavam o serviço de escolta do estafeta tricolor organizado pelo "Obiettivo 3" durante a passagem em Valdichiana, que era a rota anterior àquela com a chegada prevista em Montalcino. De acordo com o que foi aprendido, os magistrados com essas testemunhas estariam verificando se a conduta fora realizada em segurança.

Entretanto, seu filho Niccoló colocou uma foto do seu pai no hospital, dizendo simplesmente "Desta mão, não largo". A familia está toda em Siena desde o dia do acidente, desde a mãe até à mulher, todos esperando pelo melhor. E entre os que está a torcer pelo melhor está o Papa Francisco, que escreveu uma mensagem de encorajamento, que foi publicado nas páginas da Gazzetta dello Sport.

"A tua história é um exemplo de como poder recomeçar após uma parada repentina. Através do desporto, você ensinou a viver a vida como protagonistas, fazendo da deficiência uma lição de humanidade. Obrigado por dar força àqueles que a perderam. Neste momento muito doloroso, estou perto de você, rezo por você e sua família. Que o Senhor os abençoe e Nossa Senhora os proteja. Fraternalmente, Francisco".

Sem comentários: