domingo, 21 de junho de 2020

Novos desenvolvimentos do estado de saúde de Zanardi

Com a Itália - e de uma certa forma, o mundo - em respiração suspensa devido ao estado de saúde de Alex Zanardi, o boletim médico de hoje sobre o seu estado de saúde poderá dar alguma esperança em termos de sobrevivência. Continua estável, embora muito grave, e os médicos receiam que ele possa perder a visão de um dos olhos devido à profunda lesão no osso frontal da cabeça, sofrido na colisão com um camião na passada sexta-feira, nos arredores de Siena.

O aspeto positivo é que, quanto mais tempo passar, e as condições permanecerem estáveis, isso dá-nos dá esperança”, começou por dizer o Dr. Sabino Scolletta, chefe dos cuidados intensivos do hospital Santa Maria delle Scotte, em Siena, em conversa com os jornalistas. “Isso significa que não houve até aqui retrocesso e isso dá-nos muita confiança”, continuou.

Ele estado sempre sedado, entubado e ventilado mecanicamente. A neuromonitorização em curso mostrou uma certa estabilidade, mas estes dados devem ser tomados com cautela, porque o quadro neurológico continua a ser grave. As atuais condições de estabilidade geral ainda não permitem excluir a possibilidade de acontecimentos adversos e, por conseguinte, o doente está com um prognóstico confidencial”, concluiu, num boletim médico que foi divulgado ao meio-dia deste domingo.

Entretanto, o jornal Il Fatto Quotidiano afirmou que está a ser efetuado um inquérito sobre as causas do acidente, e falou com a organização da estafeta Obiettivo Tricolore, que fazia uma prova com paraciclistas com o objetivo de chamar à atenção da sua condição junto das autoridades italianas. Quem também está internado no hospital, em estado de choque, é o motorista do camião envolvido no acidente, que disse não ter tido tempo para se desviar, quando ele perdeu o controlo da bicicleta e invadiu a sua faixa de rodagem.

Vi-o à minha frente e só tive tempo de me desviar, mas foi em vão…”, disse o camionista, cujo nome não foi revelado.

Sem comentários: