domingo, 9 de agosto de 2020

Formula E: Techeetah monopoliza primeira fila em Berlim

Na quarta corrida das seis provas que estão a acontecer em Berlim, para o encerramento da temporada da Formula E, Jean-Eric Vergne superou António Félix da Costa para dar à Techeetah a sua quinta pole-position consecutiva, segunda de seguida para o piloto francês, num claro domínio sobre a concorrência. Apesar do segundo posto da grelha e ter perdido no duelo interno, basta ao piloto português pontuar na frente da concorrência para se sagrar campeão nesta tarde de domingo.

Já se sabia que os Techeetah estavam num nível acima da concorrência, apesar da vitória de ontem de Max Gunther, no seu BMW, que superara Vergne. Mas com Felix da Costa bem destacado na frente, se fizesse boa qualificação, praticamente teria o título na mão neste domingo. Mas tinha de mostrar ali o seu estofo de campeão. 

No Grupo 1, com Max Günther, Lucas Di Grassi, Mitch Evans, Stoffel Vandoorne e Andre Lotterer, Felix da Costa conseguiu 1.06,708 e conseguiu liderar com folga. Em contraste, Max Gunther fez 1.07,103 e fez o pior do grupo, arriscando a ser uma catástrofe. A seguir, entrava o segundo grupo, com Sam Bird, Sebastien Buemi, Jean-Eric Vergne, Alexander Sims, Oliver Rowland e Robin Frijns. E ali, como fizera no Grupo 1, Vergne fez o melhor tempo, com 1.06,484, com os outros pilotos a fazerem tempos inferiores. Por essa altura, apens Felix da Costa e Mitch Evans eram os únicos que estavam na corrida pela SuperPole.

Para o Grupo 3, com Edoardo Mortara, Nyck De Vries, Jerome D’Ambrosio, James Calado, Daniel Abt e Felipe Massa, De Vries fez um bom tempo com o seu Mercedes, a 91 centésimos do primeiro tempo, mas Felipe Massa arranca um tempo 190 centésimos superior, quarto na geral e com capacidade de ir à SuperPole. Agora, era Felix da Costa que estava em perigo.

O grupo final que saiu à pista, com René Rast, Alex Lynn, Neel Jani, Oliver Turvey, Nico Müller e Sergio Sette Câmara, começou com um erro de Jani, que acabou com o pior tempo, mas os outros, especialmente René Rast, superou Lucas di Grassi, e esteve quase a entrar na SuperPole.

Para a fase final, entraram Vergne, Rowland, De Vries, Massa, Buemi e Felix da Costa.

Foi o português o primeiro a entrar na pista, fazendo 1.06,247, e o tempo intimidava o resto que o tentava superar. Nem Buemi, nem De Vries, que tinham dificuldade na aderência ao piso de Tempelhof, conseguiram superá-lo, com tempos 0,3 décimos piores que o português. Oliver Rowland também andou por lá, mas não conseguiu. Só faltava Jean-Eric Vergne... e ele conseguiu uma volta perfeita, 140 centésimos superior a Felix da Costa.

No final, era a quinta pole seguida da Techeetah, segunda para o piloto francês. Contudo, o segundo posto do piloto português era a melhor para ele, pois tinha toda a concorrência atrás de si, e alguns dos seus rivais na cauda do pelotão.

Logo, pelas seis da tarde, será a corrida. 

Sem comentários: